FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Manoel Antonio Pontes dept_BR
dc.creator.IDCPF:72213876800por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpor
dc.contributor.advisor1Barbieri, José Carlospt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:13089331853por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0041377800166678por
dc.contributor.referee1Neder, Ricardo Toledopt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:05960282100por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0589940509484142por
dc.contributor.referee2Pontes, Cecilia Carmen Cunhapt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:49061755891por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9357489138452468por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:32:50Z-
dc.date.available2010-06-26pt_BR
dc.date.issued2002-10-29pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Manoel Antonio Pontes de. A responsabilidade social das empresas, vista sob a ótica de "stakeholders" : um estudo de caso com empregados de uma indústria química de São Paulo. 2002. 169 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/293-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar a opinião de "stakeholders" sobre a importância e a legitimidade das ações sociais praticadas por administradores de uma empresa da indústria de produtos de limpeza doméstica de São Paulo. As questões éticas envolvidas são abordadas, uma vez que entende-se que os administradores têm obrigações assumidas com os proprietários do negócio, as quais deveriam nortear primariamente suas ações. Por outro lado, teorias normativas defendem que as demais partes interessadas também devem receber atenção adequada dos gerentes, quando se trata de decisões que podem afetar os "stakeholders", de um modo geral. Foram escolhidos os empregados de uma empresa líder de mercado para a realização do trabalho de campo. O estudo da teoria permitiu o desenvolvimento de um modelo teórico que tem como objetivo principal a orientação da pesquisa. O modelo foi construído com base em três dimensões: a) os "stakeholders"; b) a legitimidade das ações sociais corporativas; c) a importância das ações sociais corporativas. O trabalho de campo deste estudo de caso consiste em entrevistas com diferentes classes de empregados, realizadas através de questionários e complementadas com documentação e observações diretas. Na análise de dados também são comparadas as diferentes visões dos diferentes empregados estudados. Os resultados da pesquisa indicam que os empregados da empresa estudada entendem que as ações sociais corporativas são igualmente legítimas e importantes. Foram encontradas poucas diferenças de opiniões entre os diversos grupos de empregados estudados. A análise do caso permitiu que fossem feitas algumas recomendações para implementação de um programa de responsabilidade social corporativa.por
dc.description.abstractThe purpose of this study is to know the stakeholders opinio onthe corporate social responsability, with regard to the aspects of importance and legitimacy of the decisions made by managers from a household product manufacturer established in Sao Paulo. Business ethics is approached, once the managers are supposed to have duties to the stockholders interest. The fieldwork was performed among the employees of a company that is the market leader in Brazil. A theoretical model was developed from the literature review, aiming to orient the research. The model was built on three dimensions: a) stakeholders; b) legitimacy of corporate social activies; c) importance of corporate social activies. Interviews, documentation and direct observation support the case study. The data analysis includes comparison of opinio between the different employee groups. The conclusion is that the employees understand the corporate social reponsability as equally important and legitimate, with small differences encountered among the groups studied. Recommendations are provided in order to help a corporate social responsability program to be implemented.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentAdministração estratégicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSocial responsibility of industryeng
dc.subjectBusiness ethicseng
dc.subjectChemical industry - Case studieseng
dc.subjectResponsabilidade social da empresapor
dc.subjectÉtica empresarialpor
dc.subjectIndústria química - Estudo de casospor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleA responsabilidade social das empresas, vista sob a ótica de "stakeholders" : um estudo de caso com empregados de uma indústria química de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
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