Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/295
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Alexandre Silva | pt_BR |
dc.creator.ID | CPF:18391644847 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2745568482053223 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Dirceu da | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:87300176887 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9583759917108842 | por |
dc.contributor.referee1 | Barros Filho, Jomar | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | CPF:15301450824 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0478997808508852 | por |
dc.contributor.referee2 | Pontes, Cecilia Carmen Cunha | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | CPF:49061755891 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9357489138452468 | por |
dc.date.accessioned | 2015-12-03T18:32:50Z | - |
dc.date.available | 2010-06-26 | pt_BR |
dc.date.issued | 2005-05-04 | pt_BR |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Alexandre Silva. As dificuldades de aprendizagem das disciplinas matemáticas nos cursos de gestão empresarial : fatores determinantes segundo o corpo discente. 2005. 110 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/295 | - |
dc.description.resumo | O tema central desta pesquisa é a identificação e análise dos principais fatores que geram dificuldades de aprendizagem de disciplinas matemáticas em alunos dos cursos de Administração de Empresas. Um grupo de 20 gestores das mais diversas áreas revelou através de entrevistas estruturadas "o quê" é importante de matemática para o administrador, sendo que suas respostas constituíram um importante subsídio para a construção de um instrumento de pesquisa que, aplicado a 271 alunos de duas instituições de ensino particular de São Paulo, apurou para 26 assertivas o grau de concordância quanto à razão apresentada para as dificuldades aqui pesquisadas. Os dados foram submetidos a testes estatísticos a analisados segundo o método multivariado de análise fatorial, com o auxílio da ferramenta computacional SPSS®. Seis fatores foram definidos, identificados como ensino "descontextualizado" gerando monotonia, didática, exclusão por aptidão natural, esforço, metodologia de aula e ambiente. Cada um dos fatores foi analisado segundo as teorias existentes trazendo a percepção de que o ensino "descontextualizado" é gerado por uma metodologia de aula obsoleta, que por sua vez encontra-se no bojo de uma didática inedequada, assim como o esforço dispendido pelos alunos em tais matérias é decorrente da aptidão natural dos mesmos em relação a tais assuntos. O ambiente, também apontado como determinante no processo de aprendizagem, é o palco sobre o qual os demais fatores são vivenciados pelos atores do curso de gestão empresarial. A gama de fatores relevantes aqui detectada pôde ser confirmada como parte integrante dos três principais focos geradores de problemas no ensino-aprendizagem de matemática, identificados pela academia como: falhas docentes, falhas cognitivas e problemas ambientais. Ao término, sugestões relevantes são tecidas objetivando amenizar os problemas mencionados. | por |
dc.description.abstract | This research focus in identifying and analysing the main factors that determine the difficulties in the learning process related process related to mathematical disciplines present in the business graduation programs 20 managers of different areas were interviewed and disclosed "what" is really important of mathematics for the administrator, and their answers based the construction of a questionnaire that, applied to 271 students of two privates education institutions in Sao Paulo, measured the agreement level for each one of the 26 questions. Results (data) were statistically analyzed using multivariate data techniques, specially factor analysis with a computacional tool, SPSS.The results showed six main factors that were named as follow: teaching process unconnected with reality generating monotony, didatics, exclusion by natural aptitude, level of effort needed, class methodology and enviroment. Each factor was analysed according to existent theorical approaches, clarifying that teaching process unconneted with reality is generated by an obsolete class methodology, found in the bulge of an inadequate didatics, as well the students effort in such disciplines is related to their natural aptitude didatics, as well the students effort in such disciplines is related to their natural aptitude to work with them. The enviroment, pointed as an important component for the learning process, is the scenary where all the mentioned factors are lived by the business programs actors. All the factors detected were confirmed as part of the three worse identified problems in the mathematical teach-learning process: teaching imperfections, cognitive disfunctions and enviroment. At the end, some suggestions were made in order to brighten up the mentioned problems. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado | por |
dc.publisher.department | Administração estratégica | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | FECAP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração de Empresas | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching (Higher) | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Business management - Study and teaching (Higher) | eng |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino (Superior) | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior) | por |
dc.subject.cnpq | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | por |
dc.title | As dificuldades de aprendizagem das disciplinas matemáticas nos cursos de gestão empresarial : fatores determinantes segundo o corpo discente | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Administração de Empresas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato |
---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.