FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPutvinskis, Reinaldopt_BR
dc.creator.IDCPF:95260536800por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6292780558606893por
dc.contributor.advisor1Godoy, Arilda Schimidtpt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:88888888888por
dc.contributor.referee1Taurino, Maria do Socorropt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:00830429468por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5326889832784100por
dc.contributor.referee2Moreira, Daniel Augustopt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:49147463872por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4494297348992927por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:32:51Z-
dc.date.available2010-06-26pt_BR
dc.date.issued2001-12-10pt_BR
dc.identifier.citationPUTVINSKIS, Reinaldo. Análise da disciplina "Estatística" no curso de administração de empresas. 2001. 118 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2001.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/296-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é determinar o que está sendo ensinado em Estatística nos cursos de Administração de Empresas na cidade de São Paulo. O estudo se inicia expondo a evolução do ensino superior e dos cursos de Administração de Empresas no Brasil. Apresenta uma análise dos currículos do curso de Administração, procurando identificar como a disciplina de Estatística está sendo tratada sob o aspecto legal. Examina, também, a proposta das Diretrizes Curriculares, que atualmente encontra-se em fase de análise no Ministério de Educação - MEC para aprovação. A metodologia utilizada neste estudo constituiu na coleta dos planos de ensino das Instituições localizadas na cidade de São Paulo, cujos cursos de Administração são devidamente reconhecidos pelo MEC. Esta coleta resultou em 18 planos entre 35 Instituições consultadas. A análise desses planos levou em consideração todos os tópicos que os mesmos devem conter. Entre os itens avaliados foi verificado que as Instituições não levam em consideração estes tópicos e, entre os conteúdos analisados, estes não se mostram articulados consistentemente, embora estejam compatíveis com os objetivos declarados. Basicamente, os métodos e técnicas de ensino indicados nos planos, são os mesmos em todas as Instituições, ou seja, aulas teóricas expositivas acompanhadas de exercícios de aplicação. Os critérios de avaliação observados nas Instituições consultadas revelaram-se praticamente os mesmos, ou seja, aplicação de provas e listas de exercícios. A bibliografia adotada apresentou-se bastante extensa e com vários títulos esgotados e desatualizados. Acreditamos que um estudo desta natureza pode ser útil tanto para os professores quanto para os administradores escolares. No caso dos docentes, o conhecimento gerado nesse estudo, poderá propiciar uma reflexão visando a melhoria do processo de ensino da Estatística. Quanto aos administradores escolares, uma reflexão sobre o currículo do curso.por
dc.description.abstractThe purpose of this work is to determine what is being taught in the discipline of Statistic in the Business Administration courses of the city of São Paulo. This study begins with an explanation of the development of the college education and of Business Administration courses in Brazil. It analyzes the planing of the Business Administration course in an attempt to verify whether the teaching of Statistics complies with the current legislation. It examines the proposals of the Curricula Guidelines, which have been submitted to the Ministry of Education - MEC for approval. The methodology used in this study included surveying the course planning programs adopted by the institutions in the city of Sao Paulo, which have their Business Administration course approved by the MEC. This data gathering resulted in 18 planing programs collected among 35 institutions. The analyses of these plans included all topics they should cover. However the findings showed that the institutions do not take plans totally into consideration and, although they are compatible with their stated purposes, their contents are not consistent with the actual demands of the professional market. Basically, all institutions employ the same methods and teaching techniques mentioned in the planning programs, that is, lecture sessions followed by practical exercises. The assessment criteria is practically the same among all institutions with testes and lists of exercises. More importantly, there is an excessive number of reference books of which many titles are sold out or outdated. We believe that this study may be useful not only for university teachers but also for School Managers. The conclusions may lead teachers to reflect on needed improvements in the teaching of Statistics, and School Managers, to reflect on the course curricula.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentAdministração estratégicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectStatistics - Curriculum planningeng
dc.subjectBusiness management - Study and teaching (Higher)eng
dc.subjectAdministração de empresas - Estudo e ensino (Superior)por
dc.subjectEstatística - Currículos - Planejamentopor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleAnálise da disciplina "Estatística" no curso de administração de empresaspor
dc.typeDissertaçãopor
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