FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas
Autor(es): Terribili Filho, Armando
Primeiro Orientador: Silva, Dirceu da
Primeiro membro da banca: Rocha, Ricardo Luis de Azevedo da
metadata.dc.contributor.referee2: Godoy, Arilda Schmidt
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo identificar e avaliar os aspectos que podem impactar a motivação dos alunos de um curso de graduação noturno de Administração de Empresas em freqüentar a escola, considerando os aspectos não ligados diretamente à titulação ou ao conhecimento. Para realização da pesquisa, foi criado e validado um instrumento de pesquisa contendo quatro seções: o aluno (caracterização), a caminho da escola (transportes utilizados, distância e tempo dispendido), a escola (itens de infra-estrutura) e na escola (relacionamentos sociais). A coleta de dados foi efetuada junto a 244 estudantes de um curso de Administração de Empresas (do 2º, 3º e 5º semestres) de uma instituição privada, situada na zona norte de São Paulo, em outubro de 2001 e setembro de 2002. Os resultados obtidos no levantamento efetuado evidenciaram que, além dos aspectos motivacionais de freqüência dos alunos relacionados à qualidade do corpo docente e métodos pedagógicos empregados, há outros motivadores que podem ser categorizados em três áreas distintas: (1) aspectos externos à escola (localização, meios de transportes, trânsito, infra-estrutura e segurança da região onde está localizada), (2) aspectos de infra-estrutura da escola (laboratórios, biblioteca, instalações desportivas e de lazer, limpeza do ambiente e características da sala de aula) e, (3) aspectos sociais (integração com outros alunos e o corpo docente), compondo o clima ambiental da escola. Pode-se concluir com esta pesquisa que: o Estado (responsável pela segurança pública, transportes públicos e administração do trânsito das cidades); o Administrador de Escola (responsável pela criação e manutenção da infra-estrutura da escola: biblioteca, laboratórios, disponibilização de serviços aos alunos e aspectos físicos da escola); e o Professor (relacionamento social com o aluno) têm responsabilidades que impactam a motivação do aluno em freqüentar a escola, que transcedem a aplicação eficiente de conceitos e técnicas didático-pedagógicas.
Abstract: the porposal of this research was identify and condut an assessment of general aspects (not directly related with diploma nor knowledge) that can impact the motivation of the studentes of a college nightly course in to go to the school, based in a research madewich 244 Business Administration nightly course studentes. Those students from a private school, located in North zone of Sao Paulo City were in 2°, 3° and 5° semesters level. In order to conduct this research, an instrument was created and validated. Four sections compose this instrument: the student (atributes), in the school way (transportation, distance and time spent to arrive there), the school (infrastructure items) and in the school (relationships with teachers, colleagues and school employees). The research results made evident that besides motivational reasons of students attendancerelated with quality of teachers and pedagogical methods applied, there are other motivational reasons for those students that can be categorized in there different areas: (1) external school aspects (location, ways of transportation, traffic, and infrastructure and safety in the neighbourhood where the school is located), (2) infrastructure school aspect (laboratories, library, sport and other facilities, cleanness and features of classroom) and (3) social aspects (integration with other students and integration with teachers), making the environmental cliamte school. It's possible conclude analysing the data of this research that: State (responsible for public safety, public transportation and cities traffic management); the School Manager (responsible for to create and to maintain the school infrastructure: library, laboratories, make available services to students and school physical features); and the Teacher (relationship with the student) have responsabilities that impact the student motivation in to go to the school and to attend classes. Those responsabilities transcend the efficient use of pedagogical concepts and learning techniques.
Palavras-chave: Business management - Study and teaching (Higher)
Motivation in education
Administração - Estudo e ensino (Superior)
Motivação na educação
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Administração estratégica
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração de Empresas
Citação: TERRIBILI FILHO, Armando. Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas. 2002. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/297
Data do documento: 27-nov-2002
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