FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/298
Tipo: Dissertação
Título: Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo
Autor(es): Carboni, Irenice de Fátima
Primeiro Orientador: Silva, Dirceu da
Primeiro membro da banca: Rocha, Ricardo Luis de Azevedo da
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Rogério da Silva
Resumo: O objetivo deste trabalho é fazer uma comparação dos programas da disciplina informática dos cursos de graduação em administração das instituições de ensino superior (IES) da cidade de São Paulo, procurando identificar as diferenças e semelhanças entre os programas das IES, as semelhanças e diferenças separando as IES pela avaliação do Exame Nacional de Cursos/2000 e entre as IES e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n. 9.394, as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação e do Exame Nacional de Cursos, Bibliografia Básica e Bibliografia Essencial para os cursos de graduação em Administração. A partir da pesquisa bibliográfica foi feito um retrospecto do ensino superior e de graduação em administração no Brasil, onde relatamos os principais momentos da educação superior brasileira e de administração. Relatamos ainda o período que abrange a LDB n. 9.394 e os índices que mostram a evolução da educação superior brasileira e do ensino superior de administração. Mostrando suas tendências e perspectivas. Comentamos ainda a importância da disciplina informática para o ensino de administração. Das quarenta e oito instituições que participaram do Exame Nacional de Cursos/2000, dezoito instituições concordaram em disponibilizar seu programa para este estudo. Dessas, somente quinze possuíam a disciplina Informática. Procedemos a análise comparativa dos programas das instituições de acordo com os seguintes aspectos: comparação das denominações, período em que é ministrada, carga horária e percentual relativo das horas/aula com o total do curso, comparação dos objetivos, comparação dos conteúdos, comparação dos objetivos com o conteúdo apresentado, estratégias e metodologias de ensino empregadas, critérios de avaliação dos alunos, bibliografia básica utilizada e evidência de multidisciplinaridade. Os resultados desta pesquisa indicam vários aspectos semelhantes e diferentes entre si e com relação a atual legislação e outros documentos. Finalmente fizemos sugestão de um programa de forma a evitar contradições em relação a legislação vigente.
Abstract: The objective of this work is to do a comparison of the programs of the discipline informatics of the graduation courses in administration of the higher education institutions of the city of São Paulo, trying to identify the differences and likeness among the programs of the institutions, the likeness and differences separating institutions for the evaluation of the National Exam of Courses/2000 and between the higher education institutions and the Law of Guidelines and Bases n. 9.394, the Guidelines curricula of the graduation courses in administration of the Ministry of the Education and of the National Exam of Course, Basic Bibliography and Essential Bibliography for the graduation courses in Administration. Starting from the bibliographical research we told the history of the higher education and of graduation in administration in Brazil, where we told the main moments of the Brazilian superior education and of administration. We still told the period that embraces Law of Guidelines and Bases n. 9.394 and the indexes that show the evolution of the Brazilian superior education and of the administration higher education. Showing its tendencies and perspectives. We still commented the importance of the informatics discipline for the administration teaching. Of the forty eight institutions that participated of the National Exam of Courses/2000, eighteen institutions they agreed in giving copy of its program for this study. Of those, fifteen only possessed the informatics discipline. We proceeded the comparative analysis of the programs of the institutions in agreement with the following aspects: comparison of the denominations, period in that is happens, hourly and percentile load relative of the hours/class with the total of the course, comparison of the objectives, comparison of the contentes, comparison of the objectives with the presented content, strategies and teaching maids' methodologies, approaches of the students' evaluation, used basic bibliography and works among disciplines evidence. The results of this research indicate several similar and different aspects to each other and with relationship the current legislation and other documents. Finally we made suggestion of a form program to avoid contradictions in relation to effective legislation
Palavras-chave: Business management - Study and teaching (Higher)
Informatics - Study and teaching (Higher)
Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)
Informática - Estudo e ensino (Superior)
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Administração estratégica
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração de Empresas
Citação: CARBONI, Irenice de Fátima. Uma análise dos programas da disciplina informática nos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo. 2002. 133 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/298
Data do documento: 22-mar-2002
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Irenice_Carboni_de_Coelho.pdf414.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.