FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Tipo: Dissertação
Título: Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais
Autor(es): Souza, Claudia Cristina Moreira de
Primeiro Orientador: Silva, Dirceu da
Primeiro membro da banca: Aprile, Maria Rita
metadata.dc.contributor.referee2: Garcia, Mauro Neves
Resumo: O presente estudo define os fatores que influenciam na percepção de qualidade do ensino superior privado e analisa a relação de causalidade entre cada um deles e a qualidade. Os fatores foram identificados, apoiando-se em três dimensões do composto de marketing de serviços, sendo as Pessoas, o Processo de produção e entrega dos serviços e os Aspectos Tangíveis. Estudos que versam sobre o ensino superior brasileiro e sobre a qualidade dos serviços também contribuíram como referência. Para verificar a adequação do modelo proposto foram obtidos dados junto a 388 discentes do Curso de Administração em duas Instituições de Ensino Superior da rede privada na cidade de São Paulo. A técnica estatística utilizada foi a da Modelagem de Equações Estruturais. Realizou-se um processo de ajustamento, através de três métodos de estimação, obtendo-se seis construtos endógenos: Capacitação do Corpo Docente, Atendimento, Relacionamento entre Discentes, Principais Aspectos Tangíveis, Ambiente Acadêmico e Relacionamento Professor e Aluno. A relação causal entre os construtos endógenos e o construto exógeno definido como Qualidade foi testada, apresentando resultados que demonstraram a aderência dos dados amostrais pelo modelo causal proposto. O Ambiente Acadêmico foi o que apresentou a relação mais forte com a Qualidade, seguidos do Atendimento, Principais Aspectos Tangíveis, Relacionamento Professor e Aluno, Capacitação do Corpo Docente e Relacionamento entre Discentes.
Abstract: The present study defines the factors that influence the perception of quality for private superior education and analyzes the causality relation between each one of them and the quality. The factors had been identified based on the three dimensions of the marketing mix of services, being the People, the Process of production and delivery of the services and Tangible Aspects. Studies that turn on Brazilian superior education and on the quality of the services had also contributed as reference. To verify the adequacy of the considered model were used information collected from 388 academics of the Course of Administration in two private Institutions of Superior Education in the city of São Paulo. The statistics technique used was the Structural Equation Modeling. An adjustment process became fulfilled, through three methods of esteem, getting itself six endogenous constructs: Qualification of the Faculty, Attendance, Relationship between Learning, Main Tangible Aspects, Academic Environment and Relationship between Professor and Pupil. The causal relation between the endogenous constructs and exogenous construct defined as Quality was tested, presenting resulted that they had demonstrated the tack of the data you show for the considered causal model. The Academic Environment was the factor presented the strongest relation with the Quality, followed by the Attendance, Main Tangible Aspects, Relationship between Professor and Pupil, Qualification of the Teachers and Relationship between Students.
Palavras-chave: Education, Higher
Quality control
Causation
Ensino superior - Controle de qualidade - Causalidade
Marketing de serviços
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Administração estratégica
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração de Empresas
Citação: SOUZA, Claudia Cristina Moreira de. Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/304
Data do documento: 2-dez-2005
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