Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/304
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Claudia Cristina Moreira de | pt_BR |
dc.creator.ID | CPF:10502286857 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9198546184400740 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Dirceu da | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:87300176887 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9583759917108842 | por |
dc.contributor.referee1 | Aprile, Maria Rita | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | CPF:60884967891 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6530121974206651 | por |
dc.contributor.referee2 | Garcia, Mauro Neves | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | CPF:06009751853 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6202169991924202 | por |
dc.date.accessioned | 2015-12-03T18:32:53Z | - |
dc.date.available | 2011-11-24 | pt_BR |
dc.date.issued | 2005-12-02 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUZA, Claudia Cristina Moreira de. Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/304 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo define os fatores que influenciam na percepção de qualidade do ensino superior privado e analisa a relação de causalidade entre cada um deles e a qualidade. Os fatores foram identificados, apoiando-se em três dimensões do composto de marketing de serviços, sendo as Pessoas, o Processo de produção e entrega dos serviços e os Aspectos Tangíveis. Estudos que versam sobre o ensino superior brasileiro e sobre a qualidade dos serviços também contribuíram como referência. Para verificar a adequação do modelo proposto foram obtidos dados junto a 388 discentes do Curso de Administração em duas Instituições de Ensino Superior da rede privada na cidade de São Paulo. A técnica estatística utilizada foi a da Modelagem de Equações Estruturais. Realizou-se um processo de ajustamento, através de três métodos de estimação, obtendo-se seis construtos endógenos: Capacitação do Corpo Docente, Atendimento, Relacionamento entre Discentes, Principais Aspectos Tangíveis, Ambiente Acadêmico e Relacionamento Professor e Aluno. A relação causal entre os construtos endógenos e o construto exógeno definido como Qualidade foi testada, apresentando resultados que demonstraram a aderência dos dados amostrais pelo modelo causal proposto. O Ambiente Acadêmico foi o que apresentou a relação mais forte com a Qualidade, seguidos do Atendimento, Principais Aspectos Tangíveis, Relacionamento Professor e Aluno, Capacitação do Corpo Docente e Relacionamento entre Discentes. | por |
dc.description.abstract | The present study defines the factors that influence the perception of quality for private superior education and analyzes the causality relation between each one of them and the quality. The factors had been identified based on the three dimensions of the marketing mix of services, being the People, the Process of production and delivery of the services and Tangible Aspects. Studies that turn on Brazilian superior education and on the quality of the services had also contributed as reference. To verify the adequacy of the considered model were used information collected from 388 academics of the Course of Administration in two private Institutions of Superior Education in the city of São Paulo. The statistics technique used was the Structural Equation Modeling. An adjustment process became fulfilled, through three methods of esteem, getting itself six endogenous constructs: Qualification of the Faculty, Attendance, Relationship between Learning, Main Tangible Aspects, Academic Environment and Relationship between Professor and Pupil. The causal relation between the endogenous constructs and exogenous construct defined as Quality was tested, presenting resulted that they had demonstrated the tack of the data you show for the considered causal model. The Academic Environment was the factor presented the strongest relation with the Quality, followed by the Attendance, Main Tangible Aspects, Relationship between Professor and Pupil, Qualification of the Teachers and Relationship between Students. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado | por |
dc.publisher.department | Administração estratégica | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | FECAP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração de Empresas | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Education, Higher | eng |
dc.subject | Quality control | eng |
dc.subject | Causation | eng |
dc.subject | Ensino superior - Controle de qualidade - Causalidade | por |
dc.subject | Marketing de serviços | por |
dc.subject.cnpq | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | por |
dc.title | Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade atraves da modelagem de equações estruturais | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Administração de Empresas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato |
---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.