FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRobles, Laura Pereirapt_BR
dc.creator.IDCPF:52843220882por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1553981722755819por
dc.contributor.advisor1Beraldo, Valterpt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:19969961853por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8541891343255404por
dc.contributor.referee1Fernandes, Roberto Augusto Castellanopt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:33918805891por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpor
dc.contributor.referee2Godoy, Arilda Schmidtpt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:57549737800por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8335648990336274por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:32:53Z-
dc.date.available2011-12-09pt_BR
dc.date.issued2002-04-22pt_BR
dc.identifier.citationROBLES, Laura Pereira. Estudo exploratório de características da gestão de operadoras de planos privados de assistência odontológica no Município de São Paulo, em 2001. 2002. 320 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/305-
dc.description.resumoO trabalho apresenta pesquisa de características das funções da gestão de Operadoras de Planos Privados de Assistência Odontológica (OPPAOs) que atuam sob os modelos de: Odontologia de Grupo (Sociedade Civil e Sociedade Anônima), Administradora, Autogestão, Cooperativa Odontológica e Seguradora, no municipio de São Paulo. A pesquisa abrange dados bibliográficos, dados secundários e pesquisa de com de entrevistas gravadas com gestores de OPPAOs, seguindo um roteiro pré-estabelecido. Os principais enfoques abordados foram: evolução histórica das OPPAOs, características dessas empresas, perfil dos gestores, agentes reguladores, funções da gestão, pontos positivos e negativos desse serviço e tendências dessa forma de oferecer atenção à saúde da população. As funções de gestão pesquisadas foram: Estratégia, Marketing, Endomarketing, Recursos Humanos, Logística, Tecnologia da Informação (TI), Finanças e Operações. A análise comparativa dos dados obtidos de entrevistas gravadas com gestores de OPPAOs, leva a observar que, embora com diferentes modelos societários, há semelhanças, podendo-se considerar que existe interesse na profissionalização da gestão (em que há muito para adequar, aperfeiçoar e inovar), sendo que a maior preocupação dos gestores é a função financeira e o maior alvo de investimentos das OPPAOs é a TI. Essas empresas podem ser o elo entre a população, que tem necessidade de tratamento odontológico, bem como a manutenção da saúde bucal e os profissionais, os quais anseiam por trabalho. Isso leva à possibilidade de atender grande parte da população, em ações compartilhadas com os empresários e beneficiários, sob regulação do governo, em que a gestão adequada pode ser a chave do sucesso. Propõe-se investimento no fator humano e recomenda-se estudos futuros, para o aprofundamento no assunto.por
dc.description.abstractThis study presents a research on some aspects of Dental Health Maintenance Organizations (DHMOs) located in São Paulo's metropolitan area as well as their management attributions. These DHMOs act according to different dental group organizations: civil and corporate institutions, service management organization, self management system, co-operative system and dental insurance system. This research is composed of a collection of literary data, secondary data on the studied topic, as well as a field survey based on recorded interviews performed among highly regarded managers of DHMOs companies, according to a previously prepared script. The highlights are: the historical evolution of DHMOs, main features of those companies, profile of the interviewed managers, their opinion on which would be the negative and positive aspects of this kind of enterprise, regulatory agents of the entire process, management attributions and trends of this mode of health offering among the population. The focused management attributions were: Strategy, Marketing, Endomarketing, Human Resources, Logistics, Information Technology (IT), Finance and Operation Methods. IT is the field that has received the most amounts of investments by the DHMOs and Finance is the issue of highest concern among managers. The comparative analysis of the obtained data leads one to point out that even though the studied DHMO companies act in diverse society models, they appear to have similar management systems, what could be considered as a relevant interest on the professional aspect of management, in which field still there is much more to improve and innovate. This kind of organizations might be the link between population, who demands dental care as well as health maintenance and dental professionals, who are eager to work. This should represent the ability to fulfill the major part of the population needs, through shared actions between entrepreneurs and the benefactors, under government regulation, when appropriate management shall be the key towards success. This study advises that more investments in Human factor should be made, and also further studies on the subject of dental assistance management are recommended, in arder to deeply understand the issue.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentAdministração estratégicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectDental clinicseng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectAssistência Médico-social - Administraçãopor
dc.subjectClínicas dentárias - Administração - São Paulo (SP)por
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleEstudo exploratório de características da gestão de operadoras de planos privados de assistência odontológica no Município de São Paulo, em 2001por
dc.typeDissertaçãopor
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