FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Caroline Garciapt_BR
dc.creator.IDCPF:11474194850por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpor
dc.contributor.advisor1Coda, Robertopt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:83951075872por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6458635489922755por
dc.contributor.referee1Cesar, Ana Maria Roux Valentini Coelhopt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:76805930863por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0742721719374242por
dc.contributor.referee2Silva, Dirceu dapt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:87300176887por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9583759917108842por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:32:55Z-
dc.date.available2011-12-07pt_BR
dc.date.issued2005-09-09pt_BR
dc.identifier.citationPINTO, Caroline Garcia. Avaliação da aplicação de conteúdos de treinamento no trabalho : uma contribuição metodológica. 2005. 202 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/312-
dc.description.resumoFrente ao ambiente de concorrência acirrada atual, a inovação é peça chave para a sobrevivência das empresas. Por sua vez, a inovação nasce a partir do conhecimento, tornando-o desta maneira um grande diferencial competitivo. Com isso, um alto investimento no conhecimento e nas pessoas vem sendo despendido pelas corporações, sendo uma de suas facetas o investimento em treinamento, já que este permite às empresas obterem novos conhecimentos e transferirem conhecimentos de seu domínio entre seus próprios funcionários. Mas, apenas investir em treinamento não assegura por si só a absorção e aplicação dos conteúdos ministrados em treinamento no trabalho, ou seja, não garante a eficácia do treinamento. Frente a isto, muitos estudiosos do tema publicaram metodologias para avaliação da eficácia de treinamento, sendo a mais conhecida e utilizada atualmente a sugerida por Donald Kirkpatrick. Este autor sugere quatro níveis de avaliação, de reação, de conhecimento, de comportamento e de resultados, mas assim como as demais metodologias publicadas, não sugere quais aspectos deverão ser mensurados em cada um dos níveis apresentados. Desta maneira, tendo como base a metodologia apresentada por Kirkpatrick, este trabalho tem como objetivo complementar o trabalho deste autor, na medida em que pesquisa quais são as variáveis independentes mais relevantes que interferem na garantia da aplicação de conteúdos de treinamento no trabalho e as aloca em seus respectivos níveis de avaliação. Para tanto, foram analisadas as principais teorias da aprendizagem, teorias motivacionais, metodologias de planejamento, realização e avaliação de eficácia de treinamentos, que deram embasamento teórico para a realização de duas pesquisas de campo, tendo como respondentes gestores, instrutores e participantes de treinamento. A análise de freqüência e fatorial dos dados das pesquisas identificou um grupo de 20 variáveis independentes de grande relevância para a aplicação de conteúdos de treinamento no trabalho, que foram alocadas em quatro níveis de avaliação, três sugeridos por Kirkpatrick (reação, conhecimento e comportamento) e um nível, denominado pré-avaliação, sugerido por este estudo. Este novo nível possui um caráter preventivo, inovando ao colaborar na otimização de investimentos e melhoria da eficácia, tendo em vista que possibilita a correção de falhas antes mesmo da realização de treinamentos. Além da identificação das variáveis e definição de seus respectivos níveis de avaliação, também foram definidos pesos para cada variável, a fim de facilitar na consolidação dos resultados da avaliação de cada nível. O nível de avaliação de resultados por ter uma abordagem financeira não constitui foco deste trabalho.por
dc.description.abstractFacing such an environment of a current rough competition, the innovation is the key part for the survival of the enterprises. The innovation itself arrives from the knowledge, turning it into a big competitive differential. By reason of that, the corporations have highly invested in knowledge and personnel mainly through training which allows the enterprises to acquire new knowledge and transfer it to their personnel. However, only the investment in training itself ensure neither the absorption of such learning nor the application of those contents ministered in the training, i. e., it does not ensure the efficacy oh the training. For that reason, many studious of the theme have written methodologies aiming to estimate the efficacy of the training, as the one published by Donald Kirkpatrick, the most known and used nowadays. He suggests four levels of assessment, of reaction, of knowledge, oh behavior and results. Like the other published methodologies, he does not suggest, however, which aspects should be measured in each level. Thus, this work, based on Kirkpatrick's methodology, aims to complete that of author, as it researches the most relevant independent variables that interfere in the assurance of the application the training contents at work and place them according to their levels of assessment. To achieve such a result, the main theories of learning were analyzed as well as the motivational theories, the methodologies of planning, fulfillment and assessment of the efficacy of training, which were the theoretical foundation to carry out the two field-researches having as respondents, managers, instructors and participants in training. The analysis of frequency and factorial of the research data identified a group of twenty independent variables of major relevance to the application of contents of training at work, which where allocated in four levels of assessment, three oh those suggested by Kirkpatrick (reaction, knowledge and behavior) and one level named pre-assessment, suggest by this study. This new level has a preventive character, innovating on collaborating with the optimization of investments and the betterment of the efficacy, as it enables the correction of failures even before carrying out the trainings. Besides the identification of the variables and the definition of their respective levels of assessment, the weights for each variable were also defined in order to facilitate the consolidation of the assessment results has not been focus on this work as it has a financial approach.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentAdministração estratégicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmployeeseng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectKnowledge managementeng
dc.subjectPessoal - Treinamento - Avaliaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleAvaliação da aplicação de conteúdos de treinamento no trabalho : uma contribuição metodológicapor
dc.typeDissertaçãopor
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