FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/329
Tipo: Dissertação
Título: O uso da razão e da intuição na tomada de decisão estratégica e a percepção de incerteza no ambiente de negócios
Autor(es): Guimarães, Ana Paula
Primeiro Orientador: Coda, Roberto
Primeiro membro da banca: Cesar, Ana Maria Roux Valentini Coelho
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Dirceu da
Resumo: O presente estudo avalia a utilização da razão e da intuição no processo decisório em estratégia, dada certa percepção de incerteza no ambiente de negócios. Baseia-se em uma pesquisa descritiva, com dados primários, de relação temporal transversal e delineamento correlacional. O método utilizado foi o de survey , através da construção de dois instrumentos de pesquisa inéditos, em uma amostra de 201 participantes, composta de profissionais que pertencem a níveis hierárquicos que tomam decisões estratégicas nas organizações e cujas empresas em que trabalham possuem sede ou escritórios na cidade de São Paulo, Brasil. Os questionários foram preparados para coletar dados demográficos do respondente, sua percepção de incerteza no ambiente de negócios, a presença de sensação de estresse ao tomar decisões estratégicas e seu estilo de tomada de decisão. Os resultados possibilitam identificar diferentes tipos de percepção de incerteza, seis estilos decisórios diferentes, além de associações entre: (1) variáveis demográficas tais como idade, tempo de experiência profissional e nível hierárquico com o estilo decisório adotado; (2) a sensação de estresse com a percepção de incerteza de Estado e de Resposta e (3) a sensação de estresse com a hipótese de trabalho denominada ajustamento. A elaboração desta pesquisa contribui para a melhor compreensão da influência da percepção de incerteza quanto ao ambiente de negócios, no processo decisório em estratégia, e para detectar possíveis fontes de estresse para os tomadores de decisão. Também confirma a importância da idade e da experiência profissional na adoção do estilo intuitivo e reafirma a posição de autores que consideram ser uma visão estereotipada a afirmação que: o sexo feminino é naturalmente intuitivo. Em continuidade a esta linha de pesquisa, trabalhos futuros poderão possibilitar novos passos na busca da eficácia organizacional através da melhor adequação do perfil dos profissionais ao nível de incerteza no ambiente de negócios vivenciado pelas organizações.
Abstract: This study is aimed at assessing the use of either reason or intuition as mental frameworks on the strategic decision process, considering the degree of perceived uncertainty on the business environment. It is based on field research data collection, transverse regarding time span and oriented to correlation relationships between variables. The survey was conducted in a sample of 201 professionals working in organizations located at the city of São Paulo, Brazil and performing jobs in which strategic decisions are taken. Questionnaires included respondents demographic data, their perceptions about environmental business uncertainty, the existence of stress related to strategic decision taking as well as their personal style of decision making. Results confirmed different degrees of perceived uncertainty on the business environment and revealed six different styles of decision-making and positive associations between: (1) demographic variables such as age, time of professional experience and hierarchical level of the job with the decision-making style adopted; (2) the stress sensation with the perception of uncertainty of State and of Response and (3) the stress sensation with the study operational hypothesis called adjustment (fit). This research fosters the understanding of how the perceived environmental uncertainty affects the strategic decision-making process and helps to identify possible stress sources for the strategic decision maker. It also confirms the role played by age and professional experience in adopting more flexible patterns in decision making such as intuition and reaffirms the point of view of authors who consider stereotyped the statement that: women is the naturally intuitive gender. Finally, it points out as future research the need to explore new ways that can provide a better fit between individual profiles and the degree of environmental uncertainty on the business environment faced by organizations.
Palavras-chave: Reason
Decision making
Strategic planning
Intuition
Processo decisório - Intuição
Processo decisório - Razão
Planejamento estratégico
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Administração estratégica
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração de Empresas
Citação: GUIMARÃES, Ana Paula. O uso da razão e da intuição na tomada de decisão estratégica e a percepção de incerteza no ambiente de negócios. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/329
Data do documento: 27-set-2005
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana_Paula_Guimaraes.pdf596.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.