FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSiqueira, Nilza Aparecida dos Santospt_BR
dc.creator.IDCPF:03630945805por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0639440685890286por
dc.contributor.advisor1Garcia, Mauro Nevespt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:06009751853por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6202169991924202por
dc.contributor.referee1Medeiros Filho, Benedito Cabral dept_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:02911272820por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5135533184960773por
dc.contributor.referee2Moreira, Daniel Augustopt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:49147463872por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4494297348992927por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:33:01Z-
dc.date.available2012-01-19pt_BR
dc.date.issued2002-10-07pt_BR
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Nilza Aparecida dos Santos. Substituição da força de venda própria por distribuidores : um estudo de caso. 2002. 126 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/336-
dc.description.resumoOs canais de marketing ou distribuição, que podem ser vistos como um sistema aberto formado por um conjunto de empresas interdependentes, envolvidas no processo de tornar um bem disponível para uso ou consumo, desde que bem escolhido e administrado podem ser considerados como fonte de vantagem competitiva às empresas. O presente trabalho está voltado ao estudo dos canais de marketing como estratégia competitiva sustentável para a indústria alimentícia brasileira. Destacando-se os resultados obtidos através da mudança de canal de distribuição, com substituição da força de venda própria por distribuidores e da formação de alianças estratégicas firmadas entre a indústria e seus intermediários, para a colocação do produto no mercado de varejo. A pesquisa foi de natureza exploratória, com revisão bibliográfica sobre canais de distribuição, vantagem competitiva e com base em um estudo de caso em uma empresa do ramo alimentício. Os dados conclusivos sobre o estudo de caso foram coletados em relatórios internos da organização e em entrevistas discursivas realizadas com funcionários que trabalharam na empresa pesquisada no período que ocorreram as alterações em seus canais de distribuição. Verificou-se que no caso da empresa pesquisada a substituição da sua força de vendas própria por distribuidores resultou em aumento da distribuição numérica, com maior cobertura do mercado, aumento considerável do volume de vendas e geração de lucros na venda dos produtos, além de fortalecimento da marca e valorização da empresa.por
dc.description.abstractThe channels of marketing or distribution, that can be seen as an open system formed by a set of interdependent, involved companies in the process to become a product available for use or consumption, if well chose and managed they can be considered as source of competitive advantage to the companies. The present work is focused on the study of the channels of marketing as sustainable competitive strategy for the Brazilian nourishing industry. Being highlighted the results got through the change of distribution channel, with substitution of the proper force of sales for deliverers and by the formation of strategical alliances firmed between the industry and its intermediate, for the rank of the product in the retail market. The research was of exploratory nature, with bibliographical revision on channels of distribution, competitive advantage and on the basis of a study of case in a company of the nourishing branch. The conclusive data on the case study had been collected in internal reports of the organization and carried through discursive interviews with employees who had worked in the searched company, in the period whom they had occurred to the alterations in its channels of distribution. It was verified that, in the case of the searched company, the substitution of its proper sales forces for deliverers, resulted in an increase of the numerical distribution, with bigger covering of the market, considerable increase of the sales volume and making profits of the sales of the products, besides the strengthening of the mark and of the company valuation.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentAdministração estratégicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectStrategic alliances (Business)eng
dc.subjectMarketing channelseng
dc.subjectCanais de distribuiçãopor
dc.subjectAlianças estratégicas (Negócios)por
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleSubstituição da força de venda própria por distribuidores : um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Nilza_Aparecida_dos_Santos_Siqueira.pdf969.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.