FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRiccardi, Rogério Quedaspt_BR
dc.creator.IDCPF:16240579858por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3069313094943554por
dc.contributor.advisor1Silva, Dirceu dapt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:87300176887por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9583759917108842por
dc.contributor.referee1Martin, Diogenes Manoel Leivapt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:01228508828por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5645659189161082por
dc.contributor.referee2Garcia, Mauro Nevespt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:06009751853por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6202169991924202por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:33:02Z-
dc.date.available2012-01-19pt_BR
dc.date.issued2005-09-06pt_BR
dc.identifier.citationRICCARDI, Rogério Quedas. Um estudo sobre os fatores adotados na seleção de fornecedores do setor elétrico brasileiro por empresas sediadas na América Latina. 2005. 140 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/339-
dc.description.resumoO presente estudo exploratório discorre sobre quais são os critérios adotados na seleção de fornecedores do setor elétrico brasileiro por empresas sediadas em 16 países latino-americanos e a relação existente com as respostas obtidas junto aos fornecedores brasileiros. Primeiramente realizou-se uma revisão literária sobre o problema de pesquisa e entrevistas com especialistas do setor de GTD (Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica), onde foram identificadas 32 variáveis utilizadas para a elaboração do Instrumento de Pesquisa em escala de Likert. Posteriormente, este instrumento foi aplicado a 191 respondentes, sendo 86 de empresas do Exterior e 105 do Brasil. Através da análise fatorial, foram identificados os fatores de maior importância para a seleção de fornecedores: Capacidade de Atendimento e Relacionamento (Fator 1); Aspectos Técnicos e Tecnológicos (Fator 2); Elementos Facilitadores do Negócio (Fator 3); Garantia e Qualidade dos Produtos (Fator 4); Comprometimento e Confiabilidade dos Produtos (Fator 5); Reputação dos Fornecedores (Fator 6); e Aspectos Financeiros (Fator 7), em função de quatro variáveis: 1. Origem do Capital da Empresa, 2. Localização Geográfica, 3. Faturamento Anual e 4. Função dos Respondentes das empresas pesquisadas. Foi identificado através da análise de discriminação, que o Fator Capacidade de Atendimento e Relacionamento, foi o que apresentou maior concordância pelos respondentes, mostrando a importância em se obter melhorias constantes nestes itens, entre fornecedores e compradores. Também foi identificado que o critério Preço, independente das quatro variáveis apontadas, é importante para todos os respondentes. Este estudo possibilita aos departamentos de compras, oportunidades para a elaboração de novos instrumentos de seleção e avaliação de fornecedores.por
dc.description.abstractThis exploratory study discusses on which are the criteria adopted, for the selection of suppliers in the Brazilian electrical sector, by companies with head offices in 16 Latin-American countries; and the existing relationship between those criteria and the answers obtained from Brazilian suppliers. First of all, we made a literary review relative to the research problem, and interviews with experts in the GTD (Generation, Transmission and Distribution of Electrical Energy) sector, where 32 variables were identified and used for the elaboration of the Survey Instrument in the Likert scale. Later, this instrument was applied to 191 respondents, being 86 of foreign companies and 105 Brazilian companies. Through the factorial analysis, the most important factors for the selection of the suppliers were identified, which are : Service and Relationship Capacity (Factor 1) ;Technical and Technological Aspects (Factor 2) ;Business Facilitators ( Factor 3); Quality and Warranty of the Products( Factor 4); Commitment and Reliability of the Products (Factor 5);Reputation of the Suppliers( Factor 6);Financial Aspects ( Factor 7). The above mentioned factors were identified as a function of four variables: 1. Origin of the Company's Corporate Capital; 2. Geographic Localization; 3. Annual Invoicing; and 4. Position of the Respondents of the surveyed companies. Through the discrimination analysis, it was noticed that the Service and Relationship Capacity factor was the one that showed the best concordance among the respondents, showing the importance in obtaining constant improvements in these items, between suppliers and purchasers. It was also noticed that the Price criterion, independently of the four mentioned variables, is considered important for all the respondents. This study offers to the purchase departments, the opportunities for the elaboration of new selection and evaluation instruments of suppliers.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentAdministração estratégicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConsumer behavioreng
dc.subjectElectric powereng
dc.subjectBusiness enterpriseseng
dc.subjectCompras por atacadopor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectEnergia elétrica - Empresas - Estudo de casospor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleUm estudo sobre os fatores adotados na seleção de fornecedores do setor elétrico brasileiro por empresas sediadas na América Latinapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.