FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/344
Tipo: Dissertação
Título: A análise do crédito de vendas para o comércio de calçados : um estudo de caso
Autor(es): Oliveira, Francisco de Assis
Primeiro Orientador: Nakamura, Wilson Toshiro
Primeiro membro da banca: Pagnani, Eolo Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Basso, Leonardo Fernando Cruz
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo abordar as normas de concessão de crédito, bem como, suas dificuldades em concedê-los, analisa ainda suas políticas, contratos e linhas de crédito. Análise de Crédito é uma avaliação de risco em que o emprestador deseja assumir no relacionamento com seu cliente. Os créditos são em grande parte baseados na conversão de ativos. Avaliar criticamente o modus operandi da empresa pesquisada através do estudo de caso. A concessão de crédito, de certa forma, é um meio de se alavancar as vendas; principalmente na aquisição de bens duráveis no mercado varejista, com um maior número de pessoas haverá conseqüentemente um elevado consumo, fazendo com que haja um aquecimento da economia como a aquisição de novos empregos, beneficiando a sociedade e ao governo que arrecadará mais impostos para revertê-los em bem estar social para a população. Há de ressaltar-se também que o grande beneficiado na concessão de crédito é o setor financeiro, no qual os juros são muito altos e suas operações diferenciadas por faixas salariais; no caso das pessoas físicas, de seus correntistas e do faturamento das empresas, para as pessoas jurídicas. Para as empresas, crédito significa ter capacidade de pagamento de seus deveres, e a captação desse crédito, faz parte de algumas diretrizes empresariais internas. Desta forma, a concessão do crédito para empresas de comércio de calçados será o foco deste trabalho, que analisará como se dá a concessão do crédito e seus detalhes dentro do enfoque de mercado. Este estudo objetivou identificar o processo de análise de crédito e a sua importância na negociação da organização. A metodologia de pesquisa utilizada para alcançar este objetivo foi o estudo de caso.
Abstract: This thesis is intended to address the standards for Credit Granting and all the constraints involved and also to assess associated policies, contracts and lines of credit. An assessment of the risks to which a lender is exposed in his relationship with clients is called Credit Analysis. Lines of credit are mostly based on asset translation. It is then required to develop a case-study for a company's businesses focusing on a thorough analysis of its modus operandi. In a certain way, Credit Granting is a means to leverage sales mainly from the acquisition of non-durable goods in the retail market. Consumption increases are a drive to heat up Economy and bring about new job positions with benefits to the Society as a whole coming from more taxes collected that are converted into promoting more social welfare. It should be pointed out that the financial sector is one that mostly benefits from Credit Granting because of the high interest rates applied in credit operations to individual persons and bank individual clients based on their wages and to corporations based on their sales volume. For corporations, lines of credit help them increase their capacity to pay up their debts and are an integral part of their business guidelines. Credit granting shall then be the focus of this work and all associated market details shall also be addressed in this paper. This thesis aimed to identify the Credit Analysis process and how important it is for companies' negotiations. A case-study methodology was used in the survey to achieve the results shown herein.
Palavras-chave: Footwear
Shoes
Risk management
Credit
Boots
Administração de crédito
Administração de risco
Calçados - Comércio - Estudo de casos
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Administração estratégica
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração de Empresas
Citação: OLIVEIRA, Francisco de Assis. A análise do crédito de vendas para o comércio de calçados : um estudo de caso. 2003. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2003.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/344
Data do documento: 15-abr-2003
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.