FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGaia, Elias Ramospt_BR
dc.creator.IDCPF:08327338811por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4359918194809105por
dc.contributor.advisor1Coda, Robertopt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:83951075872por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6458635489922755por
dc.contributor.referee1Riccio, Edson Luizpt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:03822230804por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1540245792957136por
dc.contributor.referee2Oliveira, Antonio Benedito Silvapt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:00378962884por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6607115615912231por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:33:03Z-
dc.date.available2012-01-30pt_BR
dc.date.issued2005-08-16pt_BR
dc.identifier.citationGAIA, Elias Ramos. Gestão do conhecimento em empresas desenvolvedoras de sistemas integrados de gestão empresarial. 2005. 201 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/347-
dc.description.resumoDesenvolvido com base em um estudo descritivo com aporte exploratório, buscou-se através deste trabalho, analisar comparativamente as percepções sobre as práticas inerentes à Gestão do Conhecimento em empresas que desenvolvem sistemas integrados de gestão ERPs (Enterprise Resource Planning). A Gestão do Conhecimento é uma necessidade fundamental a Humanidade, foi através da captação, armazenamento e distribuição de conhecimento, que ao longo do tempo, que o ser humano desenvolveu novas tecnologias. A cada novo avanço tecnológico e de aprendizagem, maiores são as possibilidades de captação e distribuição de conhecimento em um ciclo infinito. Porém, demanda-se um tempo, cada vez menor para compreender todas as potencialidades do novo conhecimento gerado e, quais possibilidades de aplicação. Embora existam muitos trabalhos que tratam do tema Gestão do Conhecimento e, também, sobre ERPs, este estudo é inédito ao juntar os dois temas e, ao explorar a realidade das empresas brasileiras do segmento de software da industria da tecnologia de informação. Este estudo teve como objetivo verificar como é realizada a Gestão do Conhecimento, à luz do modelo SECI posposto por NONAKA e TAKEUCHI (1995), e pode-se afirmar que o ciclo de conversão do conhecimento nas empresas pesquisadas apresenta as mesmas fases do modelo proposto pelos autores, embora não se apresentou com a mesma uniformidade e fluidez do modelo teórico. Pôde-se ainda concluir, a partir deste estudo, que as empresas que desenvolvem sistemas integrados de gestão empresarial (ERPs), na maioria dos casos, gerenciam seu conhecimento, de maneira empírica salvo em iniciativas isoladas e, que há uma prevalência na Externalização e internalização do conhecimento em detrimento dos outros dois fatores ou formas de conversão do conhecimento, a Combinação e a Socialização.por
dc.description.abstractThis work was developed based on a descriptive study with an exploratory approach which tried to comparatively analyze the knowledge management practice perceptions on Enterprise Resource Planning developers. Knowledge management is a human nature necessity. It was through knowledge attainment, storage and distribution over the time that the human being developed new technologies. After each new advance in technology and in the learning process in general, we have more possibilities to attain and distribute knowledge in an endless cycle. On the other hand, time is more and more demanding making it hard to understand all the potentiality of the newly generated knowledge, its possibilities and applications. Although there are many works dealing with the knowledge management subject and ERPs, this unpublished study puts together both knowledge management and the software segment in the information technology industry under the Brazilian reality. This study aimed to verify how knowledge management is done under the focus of NONAKA & TAKEUCHI`s (1995) SECI cycle model, and it is possible to affirm the Knowledge conversion model in the studied companies shows the same modes as the authors´s proposed model, although not having the same uniformity and fluidity as the academic model. It was also possible to conclude that up to this study, that the Enterprise Resource Planning developers companies, in great majority of the situations manages their knowledge in a empirical way, except in some isolated initiatives and, there is a Knowledge Externalization and Internalization prevail to the detriment of the two other modes of knowledge conversion, Combination and Socialization.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentAdministração estratégicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectManagement information systemseng
dc.subjectKnowledge managementeng
dc.subjectInformation technologyeng
dc.subjectBusiness enterpriseseng
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectSistemas de informação gerencialpor
dc.subjectTecnologia da informação - Empresas - Estudo de casospor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleGestão do conhecimento em empresas desenvolvedoras de sistemas integrados de gestão empresarialpor
dc.typeDissertaçãopor
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