FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/348
Tipo: Dissertação
Título: Fontes de referências e expectativas que formam os fatores motivadores da escolha de uma instituição para cursar pós-graduação lato sensu em administração na cidade de São Paulo
Autor(es): Figueirôa, Heloísa
Primeiro Orientador: Silva, Dirceu da
Primeiro membro da banca: Barros Filho, Jomar
metadata.dc.contributor.referee2: Garcia, Mauro Neves
Resumo: A idéia desta pesquisa surgiu do interesse do pesquisador em conhecer as expectativas que realmente levam os profissionais cada vez mais jovens e inexperientes no mercado de trabalho a buscarem a especialização através da pós-graduação lato sensu, a partir das questões colocadas pelos alunos na convivência com eles como docente desses cursos. Para entender as fontes e referências que mais motivam os alunos, na escolha de uma instituição para cursar a pós-graduação lato sensu, e a intensidade com que essas informações se correlacionam nas avaliações dos alunos foram aplicados os conceitos de comportamento do cliente de serviços a fim de verificar como estes se adequam a um serviço tão específico e complexo, não só pelo alto grau de participação que exige do aluno, mas também pelo prazo de realização, investimento financeiro, e a não garantia de obtenção do resultado final que é a titulação. As fontes e natureza das expectativas, obtidas através de levantamento bibliográfico e abordagens exploratórias, foram avaliadas em sala de aula, através de uma pesquisa quantitativa, com questionário de auto-preenchimento junto a 310 alunos que estavam cursando a pós-graduação lato sensu em Administração, numa instituição de ensino privada na cidade de São Paulo em março de 2004. A análise estatística dos resultados através das técnicas multivariadas de análise fatorial e análise discriminante mostraram que as principais expectativas desses alunos estão ligadas à obtenção de competitividade profissional e que a escolha da escola depende fundamentalmente da confiança que ela consegue conquistar quanto a oferecer essa competitividade, através da combinação de vários aspectos que vão desde as regras estabelecidas pela escola, os aspectos tangíveis do serviço, as promessas explícitas da comunicação, a reputação da escola na mídia especializada e no mercado de trabalho, até as informações obtidas no boca a boca. Outro aspecto interessante, é que a importância dessas expectativas e fontes de referência independem de curso, sexo, idade, tempo de experiência na profissão, e sim do aluno ou a empresa custearem esses estudos, segundo a análise discriminante.
Abstract: The idea of this research has emerged from the researcher's interest in knowing the expectations that really lead professionals who are more and more young and inexperienced in the work market to seek specialization through lato sensu post graduation courses, derived from questions posed by students, in her closeness to them as a teacher in such courses. In order to understand the sources and references that most motivate students in the choice of an institution to take a lato sensu post graduation course, and the intensity with which these information correlate according to the evaluation of students themselves, concepts of behaviors of customers of services have been applied, aiming to check their adequacy to such a specific and complex service, not only by the high level of participation demanded from students, but also by course terms, financial investment, and lack of guaranty of obtaining the final result which is the title. The sources and nature of expectations, obtained through bibliographic survey and exploratory approaches, have been evaluated in the classroom, through a quantitative research, with a self assessment questionnaire with 310 students who were taking a lato sensu post graduation course in Business Administration, at a private institution in the city of São Paulo, in March, 2004. The statistical analysis of the results, through multivariated techniques of factorial analysis and discriminant analysis have proved that the main expectations of these students are connected to the acquisition of professional competitiveness and the school choice fundamentally depends on the reliability that it is able to win regarding the possibility to confer such competitiveness, through the combination of several aspects that go from the rules that are established by the school, to tangible service aspects, to explicit communication promises, to the reputation of the school in the specialized media and in the market place, to word-of-mouth information process. Another interesting aspect revealed by the discriminant analysis is that the importance of such expectations and sources of reference are independent from the course, the student's gender, age, or professional experience, but not from the fact that the company is or not paying for the studies.
Palavras-chave: Graduate students
Management
Decision making
Administração - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Estudantes de pós-graduação - Processo decisório
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Administração estratégica
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração de Empresas
Citação: FIGUEIRÔA, Heloísa. Fontes de referências e expectativas que formam os fatores motivadores da escolha de uma instituição para cursar pós-graduação lato sensu em administração na cidade de São Paulo. 2004. 99 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/348
Data do documento: 27-ago-2004
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Heloisa_Figueiroa.pdf398.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.