FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/350
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorColucci, Claudiopt_BR
dc.creator.IDCPF:02276104821por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327338944658088por
dc.contributor.advisor1Garcia, Mauro Nevespt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:06009751853por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6202169991924202por
dc.contributor.referee1Farah, Osvaldo Eliaspt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:45010110849por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974907443882434por
dc.contributor.referee2Silva, Dirceu dapt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:87300176887por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9583759917108842por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:33:04Z-
dc.date.available2012-01-30pt_BR
dc.date.issued2005-09-16pt_BR
dc.identifier.citationCOLUCCI, Claudio. Um estudo exploratório sobre a seleção de fornecedores de aromas e corantes em indústrias de alimentos e de bebidas. 2005. 95 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/350-
dc.description.resumoO estudo sobre comportamentos em compras organizacionais recebeu maior ênfase a partir do final dos anos sessenta, através da apresentação de uma série de propostas sobre modelos de compras e critérios adotados na seleção de fornecedores e decisões, com utilidade na área de marketing industrial, como também ao desenvolvimento de estratégias de compras. Este trabalho pretende corroborar com maiores compreensões sobre o assunto, ao estudar a seleção de fornecedores e decisões de compras de dois ingredientes, aromas e corantes, utilizados em indústrias de alimentos e de bebidas. Inicialmente o trabalho envolveu uma revisão bibliográfica sobre compras organizacionais, aromas e corantes. Em seguida, foi desenvolvida uma pesquisa em duas etapas. A primeira visou a elaboração de um instrumento de pesquisa a ser aplicado na segunda etapa, envolveu entrevistas através de questões abertas e não estruturadas à especialistas em alimentos e bebidas, pela qual se buscou compreensões sobre especificidades de aromas e corantes. Na segunda etapa desenvolvida em indústrias de alimentos e de bebidas, foram pesquisadas as composições dos centros de compras de aromas e corantes, as categorias legais utilizadas desses produtos, os critérios gerais (baseados no trabalho de Kannan e Tan, 2002) e específicos (gerados através das entrevistas com especialistas em alimentos e bebidas) adotados nas seleções de fornecedores e decisões de compras. Conclui que para aromas e para corantes, os centros de compras são formados pelas áreas de desenvolvimento de produtos, qualidade e compras, com influências de marketing. Os fatores mais importantes nas seleções de fornecedores são a qualidade, a boa reputação, a especialização, as comunicações, a rapidez e a adoção de procedimentos de boas práticas de fabricação. O preço não é o principal fator nas decisões de compras. O uso de análise sensorial é importante nas escolhas desses produtos, com o possível acompanhamento de pesquisas de mercados. Para as indústrias de alimentos e de bebidas, os aromas podem ser classificados como produtos estratégicos e os corantes como críticos. O relacionamento com os fornecedores de aromas ou de corantes pode ser classificado como associado.por
dc.description.abstractStudies about organizational buying behavior received greater emphasis since the sixty years, with many works about models for buying and adopted criteria for suppliers selection and decisions, been useful for industrial marketing, and also to the development of purchase strategies. This work wishes to corroborate for better understanding about the subject, studying the suppliers selection for two ingredients, flavors and colors, used by food and beverages industries. The first step of work was a bibliographic review about buying organizations, flavors and colors. After that, the research was developed in two steps. The first seeked the construction of a questionnaire to be applied in the second, by interviewing with opened and non-structured questions specialized professionals in foods and beverages, for better understanding about specificity for flavors and colors. The second step, developed in food and beverages industries, researched the buying centers compositions for flavors and colors, the legal categories for the used products, the general (based on Kannan & tan, 2002) and specifics (based on interviewed professionals) criteria buying decision . Concludes for flavors and colors, that the buying centers are composed by the areas of p&d, quality, purchase, and minors influences from marketing. The most important factors in the suppliers selection are quality, reputation, specialization, be open and honest in the communications, and adopt good manufactory practices. The price is not the most important factor in the buying decision. The use of sensory research is important for both products, and possibly followed by market research. To the food and beverages industries, flavors could be classified as strategic, and colors as critic. The relationship with flavors and colors suppliers could be classified as associated.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentAdministração estratégicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIndustrial marketingeng
dc.subjectPurchasingeng
dc.subjectFood industry and tradeeng
dc.subjectCompras por atacadopor
dc.subjectMarketing industrialpor
dc.subjectAlimentos - Indústria - Estudo de casospor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleUm estudo exploratório sobre a seleção de fornecedores de aromas e corantes em indústrias de alimentos e de bebidaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Claudio_Colucci.pdf975.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.