FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOishi, Miriam Christi Midoript_BR
dc.creator.IDCPF:02545380962por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696299629938135por
dc.contributor.advisor1Pagnani, Eolo Marquespt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:02180758804por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9006230327811110por
dc.contributor.referee1Mañas, Antonio Vicopt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:35989190859por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3870979453907384por
dc.contributor.referee2Silva, Dirceu dapt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:87300176887por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9583759917108842por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:33:04Z-
dc.date.available2012-02-09pt_BR
dc.date.issued2005-06-29pt_BR
dc.identifier.citationOISHI, Miriam Christi Midori. Gestão tecnológica na indústria química : um estudo exploratório em empresas de pequeno e médio porte no segmento de produção de tintas e verniz. 2005. 151 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/352-
dc.description.resumoA proposta deste trabalho foi descrever um estudo exploratório sobre gestão tecnológica, investigando o processo de inovação e transferência de tecnologia em um grupo de pequenas e médias empresas, localizadas na cidade de São Paulo e região metropolitana, no segmento de produção de tintas e verniz. A pesquisa foi fundamentada em estudos de casos múltiplos de caráter qualitativo e descritivo baseado principalmente em entrevista junto aos responsáveis pela área técnica das empresas (P&D - Pesquisa e Desenvolvimento) e aplicação de questionários. A partir dos dados coletados na pesquisa realizada, os resultados foram apresentados conforme a seguinte estruturação: inicialmente, apresenta-se o perfil da empresa com relação a tempo de existência, número de empregados, linhas ou famílias de produtos e sua participação no faturamento bruto da empresa e, o sistema de distribuição e vendas. Na segunda etapa, faz-se a apresentação dos estágios evolutivos de destaque desde a existência da empresa. Na terceira etapa, aborda-se a avaliação realizada para identificar o posicionamento do produto em relação à concorrência, além dos fatores derivados de fontes de informações para o desenvolvimento do mesmo. Na quarta etapa, apresenta-se o grau de relevância dos fatores para superar os dilemas estratégicos atuais e a gestão tecnológica no estágio atual. E, por último, as considerações finais pertinentes à pesquisa realizada.por
dc.description.abstractThe chemical industry has great importance in the development of several economic activities and its different segments present great importance in the formation of industrial chains and complexes. The proposal of this work was to describe an exploratory study on technological management, investigating the processes of innovation and transfer of technology in a group of small and medium-sized enterprises of the paint and varnish segment located in the city and in the metropolitan region of São Paulo. Due to the lack of studies on the production and marketing of industrial inputs and to the challenge of researching and exploring studies within the technological context, many companies limit themselves only to their internal environment. The research was based on studies of multiple cases of a qualitative and descriptive character, backed by interviews with the officers responsible for the technical area of the companies (R&D - Research and Development) and by the application of questionnaires. The results obtained from the data collected in the research were presented according to the following structure: initially, the profile of the company is presented vis-à-vis its time of existence, number of employees, product lines or families and their share in the invoicing of the company, and the system of distribution and sale. In the second stage, the different relevant evolution periods since the starting of the company are presented. In the third stage, the study presents the evaluation that was made to identify the position of the product in relation to its competitors and the factors derived from information sources for the development of the product / for carrying out the evaluation. In the fourth stage, it presents the degree of relevance of the factors required to overcome current strategic dilemmas and the current-stage technological management. Finally, the study presents the conclusions of the research.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentAdministração estratégicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTechnological innovationseng
dc.subjectChemical industryeng
dc.subjectTechnology transfereng
dc.subjectInovações tecnológicaspor
dc.subjectTransferência de tecnologiapor
dc.subjectIndústria química - Estudo de casospor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleGestão tecnológica na indústria química : um estudo exploratório em empresas de pequeno e médio porte no segmento de produção de tintas e vernizpor
dc.typeDissertaçãopor
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