FECAP Mestrado Administração de Empresas
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dc.creatorBekin, Saul Faingauspt_BR
dc.creator.IDCPF:04567536800por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/por
dc.contributor.advisor1Beraldo, Valterpt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:19969961853por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8541891343255404por
dc.contributor.referee1Casas, Alexandre Luzzi Laspt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:14654210172por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8865485894050471por
dc.contributor.referee2Parra, José Francisco Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:00000000001por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpor
dc.date.accessioned2015-12-03T18:33:04Z-
dc.date.available2012-02-13pt_BR
dc.date.issued2002-11-08pt_BR
dc.identifier.citationBEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing : um estudo de caso da comunicação interna de objetivos empresariais dirigida aos gerentes de agências de uma instituição financeira. 2002. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/353-
dc.description.resumoPreocupar-se em educar clientes sobre aspectos diferenciais de serviços ou produtos, atuais e novos, é muito certo; mas se a população interna de uma organização - seus funcionários - não dispõem do mesmo conhecimento então ela está cortejando o perigo. O marketing de relacionamento deve iniciar com relacionamentos internos harmônicos. O uso da comunicação interna, como um poderoso recurso do EndoMarketing - o marketing dirigido ao publico interno, para a construção do relacionamento com clientes, é uma das alternativas oferecidas às empresas em geral, e com maior especificidade às do setor de serviços financeiros, objeto deste estudo. Após uma breve descrição recente do setor bancário, o enfoque procurou então destacar no setor das instituições financeiras, da mesma forma que em outros setores da atividade de serviços, que o uso da comunicação interna vem se ampliando consideravelmente, em função das exigências cada vez maiores da competitividade. Procurou-se identificar junto aos gerentes de agências de uma instituição bancária em São Paulo - capital, o seu conhecimento para cumprir objetivos empresariais a partir das ações de comunicação interna praticadas. Confirmou-se a efetividade não só do instrumento mas também das campanhas praticadas dentro da instituição estudada dirigidas aos funcionários em geral, e mais particularmente aos gerentes de agência. O estudo evidenciou ainda que os gerentes entrevistados possuem pleno conhecimento das ações de comunicação interna, havendo convergência entre os resultados obtidos no estudo exploratório, e demonstrando que a instituição bancária em que foram realizadas as entrevistas confirmam a eficácia da comunicação interna como um recurso do EndoMarketing. A literatura selecionada é utilizada como referência para a análise dos dados obtidos.por
dc.description.abstractEducating customers about key trends and new products is all very well, but if an organization´s internal audience does not have the same knowledge then it is courting danger. Successful relationship marketing must start with harmonious internal relationships. The use of internal communication as a powerful resource of EndoMarketing - the marketing to employees, building client relationship is an attractive alternative to companies in general, and particularly to the banking industry. A brief historical description of the banking sector is provided herein in order to substantiate this study covering the effectiveness of internal communication programs. This resource is gaining gradual acceptance and practice in order to inform and engage branch managers of banking institutions towards meeting their business objectives. Managers interviewed for this study conducted in São Paulo city confirmed having knowledge of internal communication actions and confirmed its effectiveness in meeting said objectives, therefore indicating a convergence between the results for this case study and the concept of EndoMarketing. The selected literature is used as reference for the analysis of the data gathered in the interviews.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentAdministração estratégicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrganizational changeeng
dc.subjectOrganizational behavioreng
dc.subjectCommunication in marketingeng
dc.subjectMarketingeng
dc.subjectFinancial institutionseng
dc.subjectMarketingeng
dc.subjectComportamento organizacionalpor
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpor
dc.subjectMarketing - Administraçãopor
dc.subjectInstituições financeiras - Marketingpor
dc.subjectComunicação em marketingpor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleEndomarketing : um estudo de caso da comunicação interna de objetivos empresariais dirigida aos gerentes de agências de uma instituição financeirapor
dc.typeDissertaçãopor
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