FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBasilio, Marcelo Dibpt_BR
dc.creator.IDCPF:21586214861por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4649347442849752por
dc.contributor.advisor1Nunes, Rogério da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:29618428087por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5028652040342131por
dc.contributor.referee1Silva, Dirceu dapt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:87300176887por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9583759917108842por
dc.contributor.referee2Pereira, Raquel da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:06388313850por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8196522386086079por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:33:05Z-
dc.date.available2012-02-13pt_BR
dc.date.issued2005-09-27pt_BR
dc.identifier.citationBASILIO, Marcelo Dib. A implantação de cursos superiores de tecnologia em São Paulo: um estudo exploratório. 2005. 68 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/354-
dc.description.resumoA Educação Superior brasileira atende uma demanda cada vez maior de estudantes oriundos do ensino médio, o governo de certa forma tem tomado ações para encontrar uma solução para o problema da Educação, o que tem causado diversas mudanças tanto quanto nas Instituições Educacionais que fazem parte desse sistema como na legislação que regula as dinâmicas desse setor. Nesse contexto, surge uma nova forma de Educação Profissional, os Cursos Superiores de Tecnologia, que foram muito procurados por estudantes na década de 70, volta a receber importância no cenário da Educação Superior com uma nova formatação baseada por competências essenciais para que o estudante possa receber uma formação de graduação com direito a diplomação e tenha um papel profissional bem definido no mercado de trabalho, onde a vantagem competitiva está cada vez mais na competência de seus Recursos Humanos. Neste sentido, este trabalho trata especificamente da implantação desses cursos com essa nova formatação na cidade de São Paulo, pólo mercadológico de vital importância no Brasil. Para atingir os objetivos deste trabalho, foi necessária pesquisa bibliográfica teórica, assim como estudo da legislação vigente e entrevistas feitas com Mantenedores de Instituições Particulares que implantaram os cursos inicialmente e serviram de caso experimental para que fossem feitas os currículos por competências da forma em que é feita atualmente de forma modular, com curta duração, baixo custo para o aluno e possibilidade de continuação dos estudos em matéria de Pós-Graduação, tanto Lato quanto Stricto Sensu. A partir dos resultados obtidos nas entrevistas e com base na fundamentação teórica, os Cursos Superiores de Tecnologia, ou Tecnólogos como são conhecidos, representam um papel extremamente importante na Educação como representam um papel muito importante nas Instituições de Educação Particulares, onde encontraram uma solução para preencher as salas de aula que haviam sido ameaçadas com a extinção dos Cursos Técnicos de Ensino Médio.por
dc.description.abstractThe Brazilian University Education attends an ever growing demand of students from the secondary school. The government, in a certain way, has been taking some measures in order to find a solution to the Education problem, which has been causing several changes in the Educational Institutions that are part of this system, as well as in the legislation that regulates the dynamics of this sector. In such context, a new form of Professional Education emerges, the Technology University Courses. Being searched for continuously by students back in the 70's, they now recover their importance in the Superior Education scenario with a new format based on essential competences so that the student can receive a graduation degree along with a diploma and have a well defined professional role in the labor market, where the competitive advantage is more and more within the scope of its Human Resources. In this regard, this piece of work refers specifically to the implantation of these courses with this new format in the city of São Paulo, commercial center of vital importance in Brazil. In order to reach the objectives of this work, a theoretical bibliographic research was necessary, as well as the study of the present legislation and interviews with the Head People of Private Institutions that have implanted such courses initially and served as experimental cases to make the curricula by competences the way they are made today - in a modular way, with a short duration, low costs for the student and the possibility of a continuity of the studies in matter of Post-Graduation, either Lato or Stricto Sensu. From the results achieved on the interviews and using theoretical foundation as basis, the Technology University Courses, also known as Tecnólogos, represent an extremely important role in the Education and a very important role in the Private Education Institutions, where they found a solution to fill the classrooms that had been threatened after the extinction of Technical Courses in the secondary school.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentAdministração estratégicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectTecnologia - Estudo e ensino (Superior) - São Paulo (SP)por
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleA implantação de cursos superiores de tecnologia em São Paulo: um estudo exploratóriopor
dc.typeDissertaçãopor
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