FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Tipo: Dissertação
Título: Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor
Autor(es): Sfeir, Silvia Antonio
Primeiro Orientador: Silva, Dirceu da
Primeiro membro da banca: Bazanini, Roberto
metadata.dc.contributor.referee2: Garcia, Mauro Neves
Resumo: Esta dissertação discute as percepções e opiniões dos executivos da indústria de genéricos sobre o desenvolvimento deste mercado no Brasil através de uma pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade. Foram analisadas as forças competitivas dos stakeholders desta classe de medicamentos. Estas informações são ainda precárias na literatura acadêmica mundial. Foram realizadas entrevistas com dez executivos da Indústria Farmacêutica de genéricos, em um período de estudo de três meses - de agosto a outubro de 2005 - com o objetivo de verificar suas percepções em relação a importância do papel do distribuidor, farmácia, médico, paciente e governo na performance desta indústria. O critério principal de escolha dos entrevistados foi baseado nos cargos estratégicos ocupados por eles. Pode-se concluir que o governo desempenha um papel importante na divulgação dos medicamentos genéricos à população. A farmácia e o distribuidor foram apontados como entraves no crescimento deste mercado, devido às práticas utilizadas nos pontos-de-venda. O médico também foi apontado como um agente para popularizar o uso de medicamentos genéricos no Brasil.
Abstract: This dissertation discusses perceptions and opinions of generic industry executives about the development of this market in Brazil through a qualitative survey with in depth interviews. Stakeholders´ competitive forces were also studied in generic industry environment. There is lack of academic information about generic drug industry worldwide. It was made ten interviews with executives in the generic industry in a period of three months study - from August through October 2005 - with the objective of analyzing their perceptions regarding the importance of distributor, pharmacy, physician, patient and government. The main criteria to select the interviewers were based on the strategic positions they have in the companies. Some of the conclusions of this study were that government develops an important role in divulging generic drugs to people. Pharmacy and distributor were indicated as barriers to grow this market due to the sales practices they develop in the stores. Physician plays an important role as a stakeholder in this industry in order to popularize the use of generic drug in Brazil.
Palavras-chave: Pharmaceutical industry
Executives
Perception
Generic drugs
Indústria farmacêutica - Medicamentos genéricos - Executivos - Percepção
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Administração estratégica
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração de Empresas
Citação: SFEIR, Silvia Antonio. Percepção dos executivos sobre os medicamentos genéricos no Brasil: um estudo em dez empresas do setor. 2006. 100 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/356
Data do documento: 4-jan-2006
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