FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Tipo: Dissertação
Título: Proposta de Modelo de Análise de Viabilidade Financeira de Cursos a Distância, MS
Autor(es): Cressoni Neto, Laerte
Primeiro Orientador: Iizuka, Edson Sadao
Primeiro membro da banca: Barbero, Edson Ricardo
metadata.dc.contributor.referee2: Pires, Francisco José
Resumo: As Instituições de Ensino Superior no Brasil vêm sofrendo com a ociosidade nos cursos presenciais, fruto, principalmente, do aumento expressivo do número de vagas nos últimos dez anos. Muitas IESs veem no ensino a distância e na estratégia de regionalização que este método permite uma forma de manter ou aumentar suas margens. Porém, o desenvolvimento e a operação desses cursos demandam expertises normalmente não encontradas na estrutura presencial tradicional das instituições. Desse modo, a maioria dos gestores das IESs encontra dificuldade em fazer o planejamento financeiro do projeto de EaD e analisar sua viabilidade, dada a complexidade e a quantidade de variáveis que impactam na definição das receitas e de todos seus gastos, incluindo itens que vão desde tutores até revisores, editores, cinegrafistas etc. Diante desse panorama, este trabalho apresenta um detalhamento completo das variáveis que influenciam o resultado financeiro de um curso a distância, cujas premissas foram divididas em cinco grandes grupos: Gestão Organizacional, Produção de Conteúdos, Tecnologia da Informação, Tutoria e Mercado e sua valoração, distribuindo-se entre Receitas, Investimentos e Custeio. Também foram realizadas simulações financeiras e análises de seus resultados para um melhor entendimento prático do modelo
Abstract: Institutions of higher learning (IHL) in Brazil have suffered from idleness in classroom courses, mainly due to the higher number of places offered in the last ten years. Many IHL consider the distance education, and regionalization strategy that this method enables, a way to maintain or increase their margins. However, the development and operation of these courses require expertise not normally found in traditional classroom structure of institutions. Thus, most managers of IHL find some difficulty in financial planning of the distance education project and its feasibility analysis, this occurs because of the complexity and the amount of variables that impact the definition of income and all expenses, including items from tutors to reviewers, editors, cameramen etc. In this context, this study presents a complete breakdown of the variables that influence the financial outcomes of a distance learning course. The assumptions of the variables are divided into five groups: Organizational Management, Content Development, Information Technology, Mentoring and Market, and its valuation distributed among income, investments and costing. Further it also performed simulations and analysis of financial results to a better practical understanding of the model
Palavras-chave: Distance education - Management
Ratio analysis
Feasibility studies
Distance education - Financial management
Ensino à distância - Administração
Análise econômico-financeira
Estudos de viabilidade
Ensino à distância Administração financeira
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Administração estratégica
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração de Empresas
Citação: CRESSONI NETO, Laerte. Proposta de Modelo de Análise de Viabilidade Financeira de Cursos a Distância, MS. 2014. 49 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/369
Data do documento: 22-mai-2014
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