FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/369
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCressoni Neto, Laertept_BR
dc.creator.IDCPF:31954087837por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804018354903830por
dc.contributor.advisor1Iizuka, Edson Sadaopt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:09354415814por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1786518174947606por
dc.contributor.referee1Barbero, Edson Ricardopt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:9070782820por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6184493974682663por
dc.contributor.referee2Pires, Francisco Josépt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:04641213372por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5936955292373541por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:33:08Z-
dc.date.available2014-06-23pt_BR
dc.date.issued2014-05-22pt_BR
dc.identifier.citationCRESSONI NETO, Laerte. Proposta de Modelo de Análise de Viabilidade Financeira de Cursos a Distância, MS. 2014. 49 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/369-
dc.description.resumoAs Instituições de Ensino Superior no Brasil vêm sofrendo com a ociosidade nos cursos presenciais, fruto, principalmente, do aumento expressivo do número de vagas nos últimos dez anos. Muitas IESs veem no ensino a distância e na estratégia de regionalização que este método permite uma forma de manter ou aumentar suas margens. Porém, o desenvolvimento e a operação desses cursos demandam expertises normalmente não encontradas na estrutura presencial tradicional das instituições. Desse modo, a maioria dos gestores das IESs encontra dificuldade em fazer o planejamento financeiro do projeto de EaD e analisar sua viabilidade, dada a complexidade e a quantidade de variáveis que impactam na definição das receitas e de todos seus gastos, incluindo itens que vão desde tutores até revisores, editores, cinegrafistas etc. Diante desse panorama, este trabalho apresenta um detalhamento completo das variáveis que influenciam o resultado financeiro de um curso a distância, cujas premissas foram divididas em cinco grandes grupos: Gestão Organizacional, Produção de Conteúdos, Tecnologia da Informação, Tutoria e Mercado e sua valoração, distribuindo-se entre Receitas, Investimentos e Custeio. Também foram realizadas simulações financeiras e análises de seus resultados para um melhor entendimento prático do modelopor
dc.description.abstractInstitutions of higher learning (IHL) in Brazil have suffered from idleness in classroom courses, mainly due to the higher number of places offered in the last ten years. Many IHL consider the distance education, and regionalization strategy that this method enables, a way to maintain or increase their margins. However, the development and operation of these courses require expertise not normally found in traditional classroom structure of institutions. Thus, most managers of IHL find some difficulty in financial planning of the distance education project and its feasibility analysis, this occurs because of the complexity and the amount of variables that impact the definition of income and all expenses, including items from tutors to reviewers, editors, cameramen etc. In this context, this study presents a complete breakdown of the variables that influence the financial outcomes of a distance learning course. The assumptions of the variables are divided into five groups: Organizational Management, Content Development, Information Technology, Mentoring and Market, and its valuation distributed among income, investments and costing. Further it also performed simulations and analysis of financial results to a better practical understanding of the modeleng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentAdministração estratégicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDistance education - Managementeng
dc.subjectRatio analysiseng
dc.subjectFeasibility studieseng
dc.subjectDistance education - Financial managementeng
dc.subjectEnsino à distância - Administraçãopor
dc.subjectAnálise econômico-financeirapor
dc.subjectEstudos de viabilidadepor
dc.subjectEnsino à distância Administração financeirapor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleProposta de Modelo de Análise de Viabilidade Financeira de Cursos a Distância, MSpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Laerte_Cressoni_Neto.pdf410.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.