FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/381
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes Junior, Derson da Silvapt_BR
dc.creator.IDCPF:3293570933por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8720538186624695por
dc.contributor.advisor1Peleias, Ivam Ricardopt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:01402220812por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.contributor.referee1Savoia, José Roberto Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:01441819835por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7123885218031546por
dc.contributor.referee2Iizuka, Edson Sadaopt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:09354415814por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1786518174947606por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:33:11Z-
dc.date.available2015-01-26pt_BR
dc.date.issued2014-10-17pt_BR
dc.identifier.citationLOPES JUNIOR, Derson da Silva. Nível de conhecimento financeiro dos jovens da geração y estudantes de um centro universitário na zona sul de São Paulo. 2014. 81 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/381-
dc.description.resumoEstudos e trabalhos acadêmicos tem sido empreendidos para avaliar o nível de conhecimento financeiro de variados nichos da população e com isso analisar a capacidade desses grupos em lidar com os desafios econômicos. Dentre as classificações aplicadas à sociedade, a organização por gerações tem sido utilizada para estudos várias naturezas comportamentais. A geração Y tem sido um grupo representativo e crescente na sociedade e no mercado de trabalho devido ao seu crescimento e peculiaridades. Este trabalho teve por objetivo analisar o nível de conhecimento financeiro de uma amostra aleatória de jovens estudantes de um centro universitário localizado na zona sul de São Paulo. Foi utilizada como técnica de levantamento de dados a aplicação de questionários a 464 jovens. As respostas obtidas foram analisadas através de técnicas multivariadas e regressão logística binária quanto ao seu desempenho e em relação às variáveis faixa etária, gênero e curso. Após as análises e tratamentos estatísticos concluiu-se que esse grupo de jovens possui baixo nível de conhecimento financeiro, nível alcançado por 73,06% dos respondentes. Os resultados deste trabalho poderão contribuir para as instituições financeiras e de crédito, para moldar os produtos e serviços oferecidos à geração Y; os governos, demonstrando a necessidade de orientação dos jovens quanto a questões financeiras; os próprios jovens dessa geração, alertando-os quanto a necessidade de ampliar suas bases de conhecimento financeiro e para empresas que oferecem produtos e serviços para os jovens.por
dc.description.abstractStudies and academic papers has been undertaken to assess the level of financial knowledge of various groups of the population and thereby analyze the ability of these groups to deal with the economic challenges. Among the classifications applicable to the company, the organization has for generations been used to study various behavioral natures. Millennium generation has been a representative and growing group in society and in the labor market due to its growth and peculiarities. This study aimed to analyze the level of financial knowledge to a random sample of young students from a university in the south zone of São Paulo. The application of questionnaires to 464 young people was used as a technique for data collection. The responses were analyzed using multivariate techniques and binary logistic regression about their performance and in relation to the variables of age, gender and stroke. After analysis and statistical treatments it was concluded that this group of young people has a low level of financial knowledge level achieved by 73.06 per cent of respondents. The results of this study may contribute to the financial and credit institutions, to shape the products and services offered to millennium generation; governments, demonstrating the need for teaching young people about financial matters; young people themselves that generation, warning them about the need to broaden its base of financial knowledge and for companies offering products and services for young people.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentAdministração estratégicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFinancial literacyeng
dc.subjectFinancial managementeng
dc.subjectFinance, Personaleng
dc.subjectGeneration Yeng
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectAdministração financeirapor
dc.subjectFinanças pessoaispor
dc.subjectGeração Ypor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleNível de conhecimento financeiro dos jovens da geração y estudantes de um centro universitário na zona sul de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.