FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/403
Tipo: Dissertação
Título: O nível de alfabetização financeira de estudantes universitários: um estudo sobre a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FECAP
Autor(es): Milan, Marcos Vinicius Godoi
Primeiro Orientador: Oliveira, Raquel de Freitas
Primeiro membro da banca: Saito, André Taue
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Edison Simoni da
Resumo: A ausência de tópicos relacionados a Alfabetização Financeira na educação básica faz com que boa parte dos jovens cheguem ao ensino superior sem a bagagem de Alfabetização Financeira necessária para lidar com as finanças cotidianas. Estudos da OECD, Serasa Consumidor, além de da literatura citada ao longo deste estudo, apontam ainda um longo caminho a ser percorrido no que se refere à implantação de uma forte política de ensino em Alfabetização Financeira. O presente trabalho mensura a Alfabetização Financeira e seus fatores indicadores (Conhecimento e Comportamento Financeiros e Atitude) de alunos dos cursos da FECAP, em pesquisa aplicada a 564 etudantes do período noturno, do primeiro e último anos de graduação, com base no questionário desenvolvido pela OECD. Também são investigadas as relações entre variáveis sociodemográficas e os cursos com os níveis de Alfabetização Financeira. Os resultados apontam que os alunos da FECAP possuem um elevado nível de Alfabetização Financeira, chegando a 2,39 pontos em uma escala com pontuação máxima de 3,00 pontos, o que representa um aproveitamento de 79%. Este resultado está 19 pontos percentuais acima de uma pesquisa realizada pela Serasa Consumidor e IBOPE (2014), em que foi verificado um aproveitamento de 60% em indivíduos com curso superior. A análise realizada mostra que os alunos dos últimos anos têm maior nível de Alfabetização Financeira que os dos primeiros anos. O estudo mostra ainda que fatores sociodemográficos, como gênero, faixa etária e religião estão relacionados ao nível de Alfabetização Financeira
Abstract: The absence of financial education throughout the K-12 experience results in most undergraduate students lacking the financial literacy needed to make better financial decisions. Studies by the OECD and Serasa Consumidor, together with other studies cited throughout this work, show there is still a long way to go to implement a strong policy for Financial Education. This study assesses the levels of financial literacy of the undergraduate students at FECAP using a questionnaire similar to the one developed by the OECD. The survey has been carried out with 564 students who attend the evening courses and are either in the first or in the last semester of undergraduate degree programs. I investigate the relations between sociodemographic variables and courses and the level of Financial Literacy. The results indicate that FECAP s students have a high level of Financial Literacy up to 2.39 points in a scale whose maximum is 3 points. That represents a performance of 79%. This result is 19 percentage points above that of a study conducted by Serasa Consumidor and IBOPE (2014), which found that individuals with higher education had a performance of 60% . Students in the senior year of college have more Financial Knowledge than the freshmen. Students of Accounting, who comprise most of the sample with 166 individuals, presented the best results regarding Financial Knowledge.This study indicates that sociodemographic factors, such as gender, age and religion are related to Financial Literacy
Palavras-chave: Financial literacy - Study and teaching (Higher) - São Paulo (Brazil)
Finance, Personal - Study and teaching
Finance, Personal - Psychological aspects
Educação financeira Estudo e ensino (Superior) São Paulo (SP)
Finanças pessoais Estudo e ensino
Finanças pessoais Aspectos psicológicos
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Administração estratégica
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração de Empresas
Citação: MILAN, Marcos Vinicius Godoi. O nível de alfabetização financeira de estudantes universitários: um estudo sobre a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FECAP. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/403
Data do documento: 27-ago-2015
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.