FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMilan, Marcos Vinicius Godoipt_BR
dc.creator.IDCPF:33467612822por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3132530384051910por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Raquel de Freitaspt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:67646778672por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7295896195225268por
dc.contributor.referee1Saito, André Tauept_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:5339005por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8349512797698794por
dc.contributor.referee2Silva, Edison Simoni dapt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:3365110por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154381891269072por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:33:16Z-
dc.date.available2015-10-08pt_BR
dc.date.issued2015-08-27pt_BR
dc.identifier.citationMILAN, Marcos Vinicius Godoi. O nível de alfabetização financeira de estudantes universitários: um estudo sobre a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FECAP. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/403-
dc.description.resumoA ausência de tópicos relacionados a Alfabetização Financeira na educação básica faz com que boa parte dos jovens cheguem ao ensino superior sem a bagagem de Alfabetização Financeira necessária para lidar com as finanças cotidianas. Estudos da OECD, Serasa Consumidor, além de da literatura citada ao longo deste estudo, apontam ainda um longo caminho a ser percorrido no que se refere à implantação de uma forte política de ensino em Alfabetização Financeira. O presente trabalho mensura a Alfabetização Financeira e seus fatores indicadores (Conhecimento e Comportamento Financeiros e Atitude) de alunos dos cursos da FECAP, em pesquisa aplicada a 564 etudantes do período noturno, do primeiro e último anos de graduação, com base no questionário desenvolvido pela OECD. Também são investigadas as relações entre variáveis sociodemográficas e os cursos com os níveis de Alfabetização Financeira. Os resultados apontam que os alunos da FECAP possuem um elevado nível de Alfabetização Financeira, chegando a 2,39 pontos em uma escala com pontuação máxima de 3,00 pontos, o que representa um aproveitamento de 79%. Este resultado está 19 pontos percentuais acima de uma pesquisa realizada pela Serasa Consumidor e IBOPE (2014), em que foi verificado um aproveitamento de 60% em indivíduos com curso superior. A análise realizada mostra que os alunos dos últimos anos têm maior nível de Alfabetização Financeira que os dos primeiros anos. O estudo mostra ainda que fatores sociodemográficos, como gênero, faixa etária e religião estão relacionados ao nível de Alfabetização Financeirapor
dc.description.abstractThe absence of financial education throughout the K-12 experience results in most undergraduate students lacking the financial literacy needed to make better financial decisions. Studies by the OECD and Serasa Consumidor, together with other studies cited throughout this work, show there is still a long way to go to implement a strong policy for Financial Education. This study assesses the levels of financial literacy of the undergraduate students at FECAP using a questionnaire similar to the one developed by the OECD. The survey has been carried out with 564 students who attend the evening courses and are either in the first or in the last semester of undergraduate degree programs. I investigate the relations between sociodemographic variables and courses and the level of Financial Literacy. The results indicate that FECAP s students have a high level of Financial Literacy up to 2.39 points in a scale whose maximum is 3 points. That represents a performance of 79%. This result is 19 percentage points above that of a study conducted by Serasa Consumidor and IBOPE (2014), which found that individuals with higher education had a performance of 60% . Students in the senior year of college have more Financial Knowledge than the freshmen. Students of Accounting, who comprise most of the sample with 166 individuals, presented the best results regarding Financial Knowledge.This study indicates that sociodemographic factors, such as gender, age and religion are related to Financial Literacyeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentAdministração estratégicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFinancial literacy - Study and teaching (Higher) - São Paulo (Brazil)eng
dc.subjectFinance, Personal - Study and teachingeng
dc.subjectFinance, Personal - Psychological aspectseng
dc.subjectEducação financeira Estudo e ensino (Superior) São Paulo (SP)por
dc.subjectFinanças pessoais Estudo e ensinopor
dc.subjectFinanças pessoais Aspectos psicológicospor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleO nível de alfabetização financeira de estudantes universitários: um estudo sobre a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FECAPpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcos_Vinicius_Godoi_Milan.pdf506.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.