FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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dc.creatorStieg, Carlos Macielpt_BR
dc.creator.IDCPF:01733637761por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2432794190830705por
dc.contributor.advisor1Peleias, Ivam Ricardopt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:01402220812por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.contributor.referee1Pereira, Carlos Albertopt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:05930844895por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5114758191777139por
dc.contributor.referee2Gallo, Mauro Fernandopt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:18398782820por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5908013690653416por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:35:00Z-
dc.date.available2010-04-19pt_BR
dc.date.issued2009-03-02pt_BR
dc.identifier.citationSTIEG, Carlos Maciel. A percepção de gestores de instituições de ensino superior privadas da cidade de São Paulo em relação à adesão ao PROUNI. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/413-
dc.description.resumoDesde antes do seu lançamento, o PROUNI vem revelando as percepções de vários representantes da sociedade, mas não dos principais envolvidos - os gestores das IES privadas. Esta pesquisa buscou identificar e analisar qual é a percepção destes gestores, na cidade de São Paulo, quanto à adesão a este programa. Ao aderir ao PROUNI, as IES recebem isenções de alguns tributos, o que poderia proporcionar maiores lucros. Outro fator refere-se a uma possível redução de vagas ociosas e, socialmente, proporciona o acesso à educação superior privada à população de baixa renda. Para atingir o objetivo deste trabalho, foi utilizado, em uma primeira etapa, o estudo exploratório através da revisão bibliográfica e pesquisa documental da legislação concernente ao assunto, com a finalidade de promover a fundamentação teórica do tema proposto. Na segunda etapa foi realizada uma pesquisa de campo junto a gestores acadêmicos - reitores, pró-reitores administrativos e controllers - de três IES, a partir de um roteiro de entrevista. Os dados obtidos foram classificados em quatro blocos de análise e avaliados com a técnica de Análise de Conteúdo, buscando identificar convergências e divergências nas percepções dos sujeitos entrevistados. Constatou-se que, para os referidos gestores, o PROUNI é um programa social criado pelo Governo Federal para inserir estudantes de baixa renda em IES privadas, onde estas concedem bolsas de estudo e, em troca, recebem do governo isenções de alguns tributos, além de também auxiliar-lhes no processo de renovação de seus certificados de filantropia e utilidade pública. Verificou-se que a percepção dos reitores sobre o PROUNI tem um caráter mais amplo, mais filosófico, enquanto a percepção dos pró-reitores administrativos está mais voltada a aspectos financeiros e, a percepção dos controllers, relaciona-se com o aspecto operacional, isto é, como operacionalizar seu funcionamento. Diante de tais fatos, concluiu-se que a percepção dos gestores pesquisados quanto à adesão ao PROUNI é fragmentada, onde cada um buscou conhecer os aspectos relacionados à sua área de atuação e não ao todopor
dc.description.abstractSince its launch, PROUNI has revealed the perceptions of many representatives in society, but not the most important ones - the administrators of the private colleges. This research tries to identify and analyze what are their perceptions of these administrators in São Paulo city about the inclusion in the program. Because when included in the program the colleges have some taxes exceptions and this may provide more profit. Another point is that they can reduce the empty places, and socially, provide access to college to low income people. To achieve the objectives first it was made an exploratory study through bibliographic revision and documental research in the legislation about this subject to promote the theoretical basis on this theme. The second part was an interview with the administrators - rectors, administrative pro-rectors and controllers - of three colleges. The obtained data were classified in four analysis blocks and evaluated by the content analysis's technique, trying to identify agreements and disagreements in the perceptions in the interviewed people's statements. It could find that to the administrators, PROUNI is a government's program to send students of low income to private colleges, while they concede scholarships and receive some taxes exceptions and help when renewing their philanthropic and public utility certificates. It was verified that the perception of the rectors about PROUNI is deeper, more philosophic, while the administrative pro-rectors ideas are related to financial aspects and, controllers perceptions are related to the operational aspect, it means, how operate its functioning. Based on this facts, it is concluded that the perception of the administrators interviewed about PROUNI is incomplete, as each one tried to know aspects with relation to his or her area and not about everything.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentControladoria e Contabilidadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectScholarshipseng
dc.subjectManagement - Education, Higher - Brazileng
dc.subjectTax exemptioneng
dc.subjectBolsas de estudo - Brasilpor
dc.subjectEnsino superior - Administraçãopor
dc.subjectImpostos - Isençãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleA percepção de gestores de instituições de ensino superior privadas da cidade de São Paulo em relação à adesão ao PROUNIpor
dc.typeDissertaçãopor
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