FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLobosco, Irma Filomenapt_BR
dc.creator.IDCPF:03529325899por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6408754730968351por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Antonio Benedito Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:00378962884por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6607115615912231por
dc.contributor.referee1Martins, Eliseupt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:02936690820por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3474819542648296por
dc.contributor.referee2Côrtes, Pedro Luizpt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:11508062811por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0806369390396060por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:35:01Z-
dc.date.available2010-04-17pt_BR
dc.date.issued2007-08-30pt_BR
dc.identifier.citationLOBOSCO, Irma Filomena. Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades. 2007. 186 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/416-
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo promover uma comparação entre as abordagens Aprendizagem Baseada em Problema e ensino tradicional. Verifica-se a validade e utilidade da aplicabilidade e dos benefícios do Caso-Problema em sua utilização no ensino de Contabilidade Introdutória por meio das percepções dos alunos. Procura-se investigar por meio da aplicação do instrumento de avaliação a eficiência do Caso-Problema quanto às competências desenvolvidas nos cursos de Graduação na disciplina de Contabilidade Introdutória. Este estudo foi inspirado nos trabalhos de Deppe et al (1991); Lovell (1992); Adler e Milne (1997ª; 1997b), Hassal et al (1998) e Hansen (2006) e apresentam-se os resultados da pesquisa realizada em três Instituições de Ensino particular na cidade de São Paulo. Para tanto foi realizada no ano de 2006 uma pesquisa de campo com uma amostra de 105 alunos respondentes a qual foi analisada utilizando-se métodos estatísticos não-paramétricos disponíveis, que permitiu identificar o tipo de aula que mais agrada o aluno. Empreendeu-se no ano de 2007 a pesquisa experimental com a amostra de 78 alunos, que independente da primeira, com metodologia, propósito e público distinto e permitiu reconhecer a eficiência do Caso-Problema para desenvolver as competências e habilidades nas aulas de Contabilidade Introdutória, ministrada pela mesma professora e pesquisadora deste trabalho. Com base nos resultados, é possível identificar que o aluno entende a aula tradicional, como um processo de ensino que não lhe permite transpor o conhecimento adquirido para uma situação da vida real, não concordando como aprendizagem efetiva a realização de exercícios repetitivos, reconhecendo como mais agradável uma aula com situações que envolvam o estudo do texto e a resolução de problemas reais.por
dc.description.abstractThis study it objectified allowed us to make a comparison of approach Problem-based Learning with the conventional mode of teaching. The findings show that perceptions of the students it looked for to verifying the valid, utility and applicability of the Problem-Case of the teaching technique. Development of competences and abilities were searched inquired through of the assessment instrument for it the efficiency in the high education of the teaching in Introductory Accounting. The results of it research carried out by three High School in São Paulo. Therefore it the fieldwork during of the 2006 with cross-section 105 students answered analyse for statistic no-parametric. To achieve the proposed goal, an experimental research was carried out on 2007 with cross-section 78 students, regardless of the fieldwork, had allowed to evidence a positive efficiency of the Problem-Case for the development of competences and abilities in the classroom in Introductory Accounting, administered for the teacher and researcher these work paper. The research had identified a perception of the students the conventional mode of teaching process-learning to be "non-relevant, passive, and boring". Students who used the combination of both the conventional and Case-Problem method showed better gratified.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentControladoria e Contabilidadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAccountingeng
dc.subjectTeaching methodseng
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensino (Superior)por
dc.subjectContabilidade - Métodos de ensinopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleCaso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidadespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Irma Filomena Lobosco.pdf863.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.