FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/417
Tipo: Dissertação
Título: Motivações e dificuldades de estudantes do curso de Ciências Contábeis no período noturno da cidade de São Paulo
Autor(es): Matsuura, Adriana Alvarenga
Primeiro Orientador: Peleias, Ivam Ricardo
Primeiro membro da banca: Terribili Filho, Armando
metadata.dc.contributor.referee2: Slomski, Vilma Geni
Resumo: Este trabalho objetivou identificar e analisar as motivações e dificuldades enfrentadas por alunos do curso de Ciências Contábeis do período noturno em Instituições de Ensino Superior - IES na cidade de São Paulo. É uma pesquisa de campo, descritiva e com tratamento quantitativo, com a aplicação de um questionário a 374 estudantes do 3º. ao 8º. Semestre, em sete IES de todas as regiões da cidade que oferecem o curso. O questionário possui duas partes, a 1ª. com 44 afirmações, para conhecer as motivações e dificuldades enfrentadas pelos alunos, a 2ª. buscou caracterizar o perfil dos respondentes. Os dados foram primeiramente tratados pela Estatística Descritiva e Análise Fatorial Exploratória. Foram obtidos três fatores, que explicaram 25,73% da variância, classificados em duas dificuldades (cansaço e empecilhos) e uma motivação (relacionamento com a coordenação e corpo docente do curso). Os fatores foram analisados em relação às variáveis categóricas. As dificuldades apresentaram a mesma ordem de importância pelos componentes da amostra, e a motivação ficou em segundo lugar. Os resultados obtidos revelaram um perfil de estudante trabalhador e que os discentes oriundos da rede pública tendem a apresentar, de forma mais acentuada, algumas das dificuldades identificadas
Abstract: This assignment aimed to identify reasons and difficulties faced by the Accountancy course evening students in higher education institutions - IES in the city of São Paulo. It is a field research, descriptive and with quantitative treatment. A questionnaire was answered by 374 students from the 3rd. to the 8th. terms in seven IES in all the areas of the city where the course is offered. The questionnaire contains two parts being that the first carries 44 statements to know the motivations and difficulties faced by the students and the second one sought the interviewees' profiles. The data was firstly dealt with by the Descriptive Statistics and Exploratory Factorial Analysis. As a result, three factors can be seen and which explain the 25.73% variance, classified in two difficulties (tiredness and barriers) and a motivation (relationship with the course coordination and tutors). The factors were analyzed in relation to the categorical variables. The difficulties presented the same order of importance for the components of the sample and the motivation was ranked in second place. The obtained results revealed a profile of working students, and that pupils coming from public education tend to present some of the identified difficulties in rather higher levels.
Palavras-chave: Accounting
Motivation (Psychology)
College students
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Estudantes universitários - Motivação (Psicologia)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Controladoria e Contabilidade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciências Contábeis
Citação: MATSUURA, Adriana Alvarenga. Motivações e dificuldades de estudantes do curso de Ciências Contábeis no período noturno da cidade de São Paulo. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/417
Data do documento: 5-set-2008
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.