FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatsuura, Adriana Alvarengapt_BR
dc.creator.IDCPF:10468352899por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262640772256553por
dc.contributor.advisor1Peleias, Ivam Ricardopt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:01402220812por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.contributor.referee1Terribili Filho, Armandopt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:76314472849por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6472166843239443por
dc.contributor.referee2Slomski, Vilma Genipt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:55203418934por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4037547425398159por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:35:01Z-
dc.date.available2010-04-17pt_BR
dc.date.issued2008-09-05pt_BR
dc.identifier.citationMATSUURA, Adriana Alvarenga. Motivações e dificuldades de estudantes do curso de Ciências Contábeis no período noturno da cidade de São Paulo. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/417-
dc.description.resumoEste trabalho objetivou identificar e analisar as motivações e dificuldades enfrentadas por alunos do curso de Ciências Contábeis do período noturno em Instituições de Ensino Superior - IES na cidade de São Paulo. É uma pesquisa de campo, descritiva e com tratamento quantitativo, com a aplicação de um questionário a 374 estudantes do 3º. ao 8º. Semestre, em sete IES de todas as regiões da cidade que oferecem o curso. O questionário possui duas partes, a 1ª. com 44 afirmações, para conhecer as motivações e dificuldades enfrentadas pelos alunos, a 2ª. buscou caracterizar o perfil dos respondentes. Os dados foram primeiramente tratados pela Estatística Descritiva e Análise Fatorial Exploratória. Foram obtidos três fatores, que explicaram 25,73% da variância, classificados em duas dificuldades (cansaço e empecilhos) e uma motivação (relacionamento com a coordenação e corpo docente do curso). Os fatores foram analisados em relação às variáveis categóricas. As dificuldades apresentaram a mesma ordem de importância pelos componentes da amostra, e a motivação ficou em segundo lugar. Os resultados obtidos revelaram um perfil de estudante trabalhador e que os discentes oriundos da rede pública tendem a apresentar, de forma mais acentuada, algumas das dificuldades identificadaspor
dc.description.abstractThis assignment aimed to identify reasons and difficulties faced by the Accountancy course evening students in higher education institutions - IES in the city of São Paulo. It is a field research, descriptive and with quantitative treatment. A questionnaire was answered by 374 students from the 3rd. to the 8th. terms in seven IES in all the areas of the city where the course is offered. The questionnaire contains two parts being that the first carries 44 statements to know the motivations and difficulties faced by the students and the second one sought the interviewees' profiles. The data was firstly dealt with by the Descriptive Statistics and Exploratory Factorial Analysis. As a result, three factors can be seen and which explain the 25.73% variance, classified in two difficulties (tiredness and barriers) and a motivation (relationship with the course coordination and tutors). The factors were analyzed in relation to the categorical variables. The difficulties presented the same order of importance for the components of the sample and the motivation was ranked in second place. The obtained results revealed a profile of working students, and that pupils coming from public education tend to present some of the identified difficulties in rather higher levels.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentControladoria e Contabilidadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAccountingeng
dc.subjectMotivation (Psychology)eng
dc.subjectCollege studentseng
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensino (Superior)por
dc.subjectEstudantes universitários - Motivação (Psicologia)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleMotivações e dificuldades de estudantes do curso de Ciências Contábeis no período noturno da cidade de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Adriana_Alvarenga_Matsuura.pdf565.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.