FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/418
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Rina Xavierpt_BR
dc.creator.IDCPF:20075956802por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1213484514433131por
dc.contributor.advisor1Peleias, Ivam Ricardopt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:01402220812por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Dirceu dapt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDCPF:87300176887por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9583759917108842por
dc.contributor.referee1Garcia, Mauro Nevespt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:06009751853por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6202169991924202por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:35:02Z-
dc.date.available2010-04-17pt_BR
dc.date.issued2007-09-03pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Rina Xavier. Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/418-
dc.description.resumoEste trabalho procurou identificar os fatores de qualidade que, na percepção dos discentes de Ciências Contábeis, influenciam a qualidade do ensino superior, e a relação de causalidade entre esses fatores. Os fatores identificados se apóiam em pessoas, no processo de aprendizagem do discente e nos aspectos tangíveis. Para verificar empiricamente a adequação do modelo proposto, foram obtidos dados junto a discentes em Instituições de Ensino Superior no Estado de São Paulo, por meio de um questionário. Foi usada a Modelagem de Equações Estruturais, seguida de um processo de ajustamento dos dados coletados, o que permitiu testar cinco constructos endógenos provenientes da teoria. Os resultados indicaram que os discentes baseiam a escolha da instituição em função da localização, e que a opção pelo curso tem por base o mercado de trabalho. Relativamente aos fatores de qualidade percebidos, a ordem encontrada foi: Corpo Docente; Corpo Técnico - Administrativo; Aspectos Tangíveis; Processo e Relacionamento entre Discentes. Foi possível classificar, dentro de cada fator, a importância de suas variáveis em função das cargas fatoriais obtidas.por
dc.description.abstractThis study aimed to identify the quality aspects that, according to the perception of Accounting students, influence the overall quality of the high education program, as well as the causality relationship among those factors. The identified factors are based on the people, on the students learning process, and on the tangible aspects. To verify whether the proposed model is adequate or not, it was obtained some data with students in Universities, colleges and faculties in the State of Sao Paulo, by means of a questionnaire. The data were treated by the Structural Equations Modeling, as well as an adjusting process of the collected data. Through this process, it was possible to obtain five endogenous constructs. The results showed that the students choose their university, college and faculty based on their location, and that they choose such a course taking into account the job market. Relatively to the perceived factors of quality, the joined order was: professors´ team; technical and administrative team; tangible aspects; process and relationship between students. It was possible to classify, inside of each factor, the importance of its variables in function of gotten loads.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentControladoria e Contabilidadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAccountingeng
dc.subjectQuality perceptioneng
dc.subjectCollege studentseng
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensino (Superior)por
dc.subjectQualidade (Educação) - Estudantes universitários - Percepçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleFatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.