FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/420
Tipo: Dissertação
Título: Balanco social : demonstração contábil ou marketing corporativo? um estudo exploratório sobre a percepção das empresas do Estado de São Paulo
Autor(es): Amaral, Wilson Rodrigues do
Primeiro Orientador: Pereira, Anisio Candido
Primeiro membro da banca: Oliveira, Antonio Benedito Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Benedito Felipe de
Resumo: O propósito deste estudo é analisar a utilização do Balanço Social como Demonstração Contábil ou ferramenta de Marketing Corporativo, pelas empresas que receberam o Selo de Responsabilidade Social. A responsabilidade social é um assunto bastante discutido e difundido pelas empresas que publicam e divulgam o Balanço Social. Nesse sentido, o estudo visa levantar dados quanto ao emprego da filosofia de Visão e Missão Empresarial, de práticas de Responsabilidade Social, bem como, dos princípios de Governança Corporativa, nas empresas que divulgam seus Balanços Sociais, a fim de identificar se os referidos balanços objetivam a demonstração efetiva das práticas sociais ou constituem-se apenas em instrumentos de marketing social. A pesquisa foi motivada pela hipótese de que as referidas empresas divulgam o Balanço Social como um mero instrumento de Marketing Social. Sua relevância fundamenta-se na evidenciação dos reais objetivos da divulgação do Balanço Social, bem como, da existência de metodologia oficial para tal aplicação. Sua fundamentação teórica foi elaborada com base em pesquisas bibliográficas e indicadores oficiais. Para contextualização e explicitação dos aspectos relacionados ao tema "Balanço Social" foram discutidos os conceitos de práticas de Governança Corporativa, Responsabilidade Social, Marketing Social, Visão e Missão empresarial. Na operacionalização da pesquisa, foi utilizado o método hipotético-dedutivo obtido através de pesquisa de campo, com aplicação de questionários enviados aos gestores das áreas de contabilidade, controladoria, recursos humanos, marketing e outras correlatas, elaborados de forma a induzir os respondentes aos resultados esperados quanto à objetividade da divulgação do Balanço Social.
Abstract: The purpose of this study is to analyze the use of the Social Balance Sheet as accountantship demonstration or Corporation Marketing tool for companies which have obtained the Social Accountability Seal. The social accountability is a thoroughly discussed and spread subject by companies who publish and publicize the Social Balance Sheet. By such means, this study aims at data retrieving about the employment of the organizational Vision and Mission application of social accountability practices, as well as Corporative Governance in companies who diffuses their Social Balances to identify if these sheets succeed as effective social practices or limit to social marketing instruments only. The research was motivated by the hypothesis that companies release their Social Balance Sheet as mere Social Marketing instrument. Its relevance bases on the evidence of the Social Balance Sheet advertising true objectives, as well as the existence of official methodology for this application. The theoretical basis was elaborated to be supported by bibliographic researches and official figures. For context and elucidation of the Social Balance aspects, there were discussed the concepts of Corporative Governance practices, Social Accountability, Social Marketing and Corporative Vision and Mission. To produce this research it was utilized the deductive-hypothetic method provided through field research, with questionnaires sent to managers of accounting sectors, controller department, personnel department, marketing sectors and other correlative areas, elaborated in a way to induce the respondents to the waited results as for objectivity of the Social Balance spreading.
Palavras-chave: Social accounting
Financial statements
Social marketing
Corporate governance
Contabilidade social
Balanço (Contabilidade)
Responsabilidade social da empresa
Marketing social
Governança corporativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Controladoria e Contabilidade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciências Contábeis
Citação: AMARAL, Wilson Rodrigues do. Balanco social : demonstração contábil ou marketing corporativo? um estudo exploratório sobre a percepção das empresas do Estado de São Paulo. 2006. 225 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/420
Data do documento: 24-ago-2006
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.