FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHenrique, Marcelo Rabelopt_BR
dc.creator.IDCPF:26888782808por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8872607903177348por
dc.contributor.advisor1Peleias, Ivam Ricardopt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:01402220812por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.contributor.referee1Ornelas, Martinho Maurício Gomes dept_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:02185407872por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0534372721867524por
dc.contributor.referee2Weffort, Elionor Farah Jreigept_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:14773512806por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3929537799335350por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:35:04Z-
dc.date.available2010-06-26pt_BR
dc.date.issued2008-10-24pt_BR
dc.identifier.citationHENRIQUE, Marcelo Rabelo. Análise das condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na Grande São Paulo. 2008. 109 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/429-
dc.description.resumoA perícia contábil é uma opção de atuação profissional para os futuros contadores. A resolução CNE/CES N. 10/2004, determinou que os cursos de Ciências Contábeis devem formar profissionais aptos a interagir com o contexto atual, o que requer boas condições de ensino e professores qualificados nas disciplinas e conteúdos, inclusive perícia contábil. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar as condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na grande São Paulo. Foram analisadas as condições de ensino e obtidas as percepções de coordenadores de cursos e professores de Perícia Contábil em dois grupos de cursos: o 1º. com 7 dos 10 melhores classificados pelo ENADE de 2006, e o 2º. com 10 cursos escolhidos por acessibilidade. Foram usadas técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, análise de conteúdo para avaliação dos programas de disciplina obtidos, além de estatística descritiva combinada o escalonamento multidimensional para os dados coletados com os questionários. A análise dos programas revelou maiores preocupações e cuidados do grupo das melhores IES em relação a: completude do programa, variação nas estratégias de ensino, ênfase em determinados grupos de conteúdos, e variedade nos critérios de avaliação. A análise das percepções dos respondentes indicou para as demais IES: maior rotatividade dos coordenadores dos cursos, e maior concordância de que os conteúdos oferecidos estão relacionados aos objetivos do curso. Os resultados obtidos com as assertivas indicaram que os sujeitos de três das melhores IES e de três das demais IES têm, ao nível de cada uma, opiniões semelhantes quanto às dimensões denominadas "aspectos gerais da disciplina" e "atividades complementares", embora não haja concordância ao nível dos grupos de IES e das dimensões. Os sujeitos das IES restantes separados nas categorias "professor" e "coordenador" revelaram possuir opiniões distintas em relação aos mesmos "aspectos gerais da disciplina" e "atividades complementares".por
dc.description.abstractForensic Accounting is an option of professional career for future Accountants. It was determined by the Brazilian Resolution CNE/ CES N. 1012004 that the accounting students should be able to interact with the real context. Therefore, the courses should offer qualified professors to teach all the disciplines from the Accounting Course, and Forensic Accounting is also included. Considering this context, the aim of this research was to identify and analyze the teaching conditions of how the discipline Forensic Accounting is taught in Accounting Courses in São Paulo city. It was analyzed the teaching conditions and obtained the perceptions from coordinators of the courses concerning Forensic Accounting in two different groups: the first grouped 7 out of the 10 best ranked Accounting courses, according to ENADE 2006 - a Brazilian test that aims to analyze the teaching conditions at Brazilian Universities - and the second grouped 10 random courses, chosen because of accessibility. Some research techniques were applied in this work, as the bibliographical, documental, the analysis of content to evaluate the obtained description of the disciplines, as well as the combination of descriptive statistics and multidimensional scaling for the data collected through questionnaires. The analysis of the descriptions showed that the best ranked courses give more attention to all the content in the description, to the variation in the teaching strategies, to specific blocks of content and to the range of evaluation criteria. The analysis of the coordinators from the other universities indicated that, in such universities, there is a more constant change of course coordinators and an agreement that the offered contents are related to the aims of the course. The results obtained from the questionnaires showed that, within each university, the subjects from 3 of the best ranked universities and from 3 of the other random universities have similar views relating the dimensions "general aspects of the disciplines" and "extra activities". However, there is no agreement between the 2 distinct groups and the dimensions. It was also verified that the subjects classified into the categories "professor" and "coordinator" have different views concerning the already mentioned "general aspects of the disciplines" and "extra activities".eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentControladoria e Contabilidadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectForensic accounting - Study and teaching (Higher)eng
dc.subjectPerícia contábil - Estudo e ensino (Superior)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleAnálise das condições de ensino de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis na Grande São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcelo_Rabelo_Henrique.pdf352.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.