FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ednilson Santos ept_BR
dc.creator.IDCPF:91349320544por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2015389771012402por
dc.contributor.advisor1Parisi, Claudiopt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:14742962893por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2891889803015460por
dc.contributor.referee1Cornachione Junior, Edgard Brunopt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:12581472898por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1395819956519533por
dc.contributor.referee2Gil, Antonio de Loureiropt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:29744865849por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3557737309555736por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:35:08Z-
dc.date.available2010-05-12pt_BR
dc.date.issued2005-04-25pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Ednilson Santos e. Contribuição ao estudo de gestão de desempenho em microempresas e empresas de pequeno porte comerciais : análise do varejo de autopeças na cidade de Guarulhos. 2005. 273 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/444-
dc.description.resumoA competitividade e a busca por resultados melhores são fatores motivadores em qualquer tipo de organização. As microempresas e empresas de pequeno porte também são impulsionadas por estes mesmos fatores, além da garantia de sua continuidade. O objetivo deste trabalho era avaliar a gestão das microempresas e empresas de pequeno porte comerciais no setor de autopeças na cidade de Guarulhos quanto a sua aderência a modelos de mensuração de desempenho. As hipóteses da pesquisa correlacionavam as empresas quanto a seu tempo de existência e número de funcionários; o principal gestor, quanto a sua qualificação (escolaridade) e experiência anterior no ramo, aos critérios de excelência adaptados para a realidade das empresas. Estes critérios foram: modelos de mensuração, liderança, estratégias e planos, clientes, informações e conhecimento, pessoas e processos. Da população de 403 estabelecimentos classificados como varejo de autopeças, 27 empresas aceitaram participar de entrevistas estruturadas através de um formulário contendo 26 questões baseadas na avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade. Os dados obtidos nas entrevistas foram tratados estatisticamente por meio de testes não paramétricos, haja vista os dados serem nominais. O teste qui-quadrado foi utilizado para aferir a relação de dependência entre as variáveis e o V de Cramér, o grau de correlação. Apurados os testes, o trabalho evidenciou um distanciamento da população dos critérios para a gestão de desempenho.por
dc.description.abstractThe competitiveness and the search for better results are motivating factors in any type of organization. The micro companies and small business companies also are stimulated by these same factors, beyond the guarantee of its continuity. The objective of this work was to evaluate the management of the micro companies and commercial small business companies in the sector of auto parts in the city of Guarulhos how much its tack the models of measurement of performance. The hypotheses of the research correlated the companies as to the time of existence and number of employees; the main manager as to its qualification (school level) and previous experience in the branch to the adapted criteria of excellency for the reality of the companies. These criteria had been models of measurement, leadership, strategies and plans, customers, information and knowledge, people and processes. Of the population of 403 classified establishments as retail of auto parts, 27 companies had accepted to participate of interviews structuralized through a form consisting of 26 questions based on the evaluation of the National Quality Prize. The data gotten through the interviews had been treated statistically by non-parametric tests, the data are nominal. The qui-square test was used to explain and test the relation of dependence between the variables and the V of Cramér, the correlation degree. Based on the tests, the work evidenced a distance of the population to the criteria for the performance managementeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentControladoria e Contabilidadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRetail tradeeng
dc.subjectSmall business - Performanceeng
dc.subjectPequenas e médias empresas - Desempenhopor
dc.subjectComércio varejista - Guarulhos (SP)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleContribuição ao estudo de gestão de desempenho em microempresas e empresas de pequeno porte comerciais : análise do varejo de autopeças na cidade de Guarulhospor
dc.typeDissertaçãopor
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