FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarraro, Nilton Cesarpt_BR
dc.creator.IDCPF:09633968895por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1772319008243508por
dc.contributor.advisor1Parisi, Claudiopt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:14742962893por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2891889803015460por
dc.contributor.referee1Oliveira, Antonio Benedito Silvapt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:00378962884por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6607115615912231por
dc.contributor.referee2Weffort, Elionor Farah Jreigept_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:14773512806por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3929537799335350por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:35:09Z-
dc.date.available2010-04-22pt_BR
dc.date.issued2007-07-30pt_BR
dc.identifier.citationCARRARO, Nilton Cesar. Estudo sobre a utilização da informação gerencial nas decisões de posicionamento estratégico : uma pesquisa na indústria de calçados de Jaú-SP. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/449-
dc.description.resumoO estudo sobre a utilização da informação gerencial nas decisões de posicionamento estratégico pela indústria de calçados de Jaú - SP procura investigar o uso das informações gerenciais dentro de um processo sistêmico. Delimitou-se a população da pesquisa à indústria formal de calçados que compõe o município de Jaú e cidades circunvizinhas, ambas localizadas na região centro-oeste do Estado de São Paulo, que ao longo de várias décadas cultivaram essa atividade econômica levando Jaú a ser reconhecida como a Capital Nacional do Calçado Feminino. Como estímulo à pesquisa, a grande entrada de produtos manufaturados vindos da Ásia, principalmente o calçado, gera uma inquietação sobre a condição de competitividade da indústria local, conduzindo a principio a pesquisa para revisão de técnicas sobre gestão estratégica que pudessem evidenciar o uso sistêmico da informação gerencial na busca de vantagens competitivas. Com a expectativa de se criar um censo, foram distribuídos questionários tanto pessoalmente como por meio da internet, onde apenas 41 indústrias responderam ao chamado, traduzindo o que seria um censo em uma amostra aleatória. Após essa coleta, o questionário envolvendo 24 questões, abordando estrutura e aspectos organizacionais, passou a ser tratado estatisticamente, com a criação de tabelas de freqüência para definição das entradas para tratamento dos testes qui-quadrado, homogeneidade e independência - cruzando uma série de variáveis e testando os resultados obtidos. Na busca pelo posicionamento estratégico, pode-se evidenciar que fatores ligados à experiência dos empresários, tempo de existência das empresas, e o fato de pertencer a um pólo calçadista, são as principais ferramentas na geração de informações gerenciais com poder de auxiliar nas decisões de posicionamento estratégico, no entanto, questões como a baixa quantidade e qualificação dos empregados do setor administrativo prejudicam a estrutura organizacional dessas indústrias, comprometendo negativamente a utilização dessa informação gerencial. Fatores negativos a pesquisa foram evidenciados por meio das análises que apontam a falta de planejamento e controle estratégico, a falta de informações sobre a concorrência, falta de indicadores que comprovam o desempenho empresarial, e principalmente a falta de conhecimento sobre habilidades e competências que devem ser geradas no intuito de garantir os lucros e continuidade de suas atividades futuras. Como resultado principal da pesquisa, percebe-se que o setor possui informações gerenciais, porém, elas não são suficientes para suportar decisões necessárias no posicionamento estratégico dessa indústria.por
dc.description.abstractThe study of the use of the management information in the decisions of the strategic disposition by the footwear Industry of Jaú - SP - investigates the use of the management information in a systemic process. The population of the research was limited to the formal footwear Industry comprehending Jaú and neighbouring cities, both located in the center-west of São Paulo State, which during several decades, cultivated this economical activity causing Jaú to be renowned as the Women Footwear National Capital. As an incentive to the research the great entering of hand-made Asian products, mostly footwear, brings about some apprehension about the local Industry competitiveness condition, at first taking the research to revision of the techniques of strategical management which could make the systemic use of the management information evident in the search for competition advantages. Expecting to create a census, questionaires were both handed out as well as made available in the Internet, where only 41 Industries answered to the calling, translating what would be a census into an aleatory sample. After this gathering, the questionaire involving 24 questions on the structure and organization aspects, was then treated statistically, with the creation of frequency tables, to define the entries for the treatment of the Chi-Squared tests, homogeneity and independency - crossing a series of variants and testing the results obtained. In the search for the strategic disposition, it was possible to make it evident that factors related to the experience of the entrepreneurs, period of existence of the firms, and the fact of belonging to a footwear center, are the main tools in the generation of management information capable to help in the decisions of strategic disposition, however, issues such as the low number and qualification of administrative employees impair the organization structure of these Industries, jeopardizing the use this management information. Negative factors to the research were made clear through the analysis which points out the lack of planning and strategic controlling, the lack of information about competition, the lack of indicators which proves the business performance and mostly the lack of knowledge about skills and competences which must be created to guarantee the profits and the continuity of its future activities. As a main result of the research, it is understood that this area of business has management information, however, not enough to bear the necessary decisions in the strategic disposition of this Industry.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentControladoria e Contabilidadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCompetitioneng
dc.subjectShoe industry - São Paulo (Brazil)eng
dc.subjectManagement information systemseng
dc.subjectStrategic planningeng
dc.subjectDecision makingeng
dc.subjectSistemas de informação gerencialpor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectProcesso decisóriopor
dc.subjectConcorrênciapor
dc.subjectCalçados - Indústria - São Paulo (Estado)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleEstudo sobre a utilização da informação gerencial nas decisões de posicionamento estratégico : uma pesquisa na indústria de calçados de Jaú-SPpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.