FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/457
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartin, Maria de Gracia Lopezpt_BR
dc.creator.IDCPF:01441452869por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0155807311843277por
dc.contributor.advisor1Parisi, Claudiopt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:14742962893por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2891889803015460por
dc.contributor.referee1Lepsch, Sergio Luizpt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:88888888888888por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6773457211675588por
dc.contributor.referee2Megliorini, Evandirpt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:50145304868por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8830702017618078por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:35:11Z-
dc.date.available2010-04-19pt_BR
dc.date.issued2009-02-04pt_BR
dc.identifier.citationMARTIN, Maria de Gracia Lopez. Entendimento do uso das ferramentas de gestão de desempenho para o comércio varejista : um estudo exploratório. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/457-
dc.description.resumoEste trabalho buscou estudar a percepção de 16 executivos do grupo de planejamento de uma empresa de varejo sobre a utilização de ferramentas de gestão de desempenho em busca de vantagem competitiva. Do ponto de vista metodológico, a elaboração desta pesquisa tem duas etapas: a primeira, exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica; a segunda trata-se de pesquisa exploratória com investigação através de questionário. Os dados obtidos foram tratados pela estatística descritiva e discriminatória. Pelos índices de concordância obtidos, os resultados apontam para o entendimento de que os respondentes acreditam em uma gestão integrada da empresa. No entanto, 62% opinam que não existe um alinhamento adequado entre as decisões tomadas nas diversas áreas da empresa com a área de operações, e apenas 56% afirmam que todas as áreas da empresa trabalham de forma integrada. Tais resultados indicam que o modelo de gestão de desempenho não foi totalmente institucionalizado na empresa, pois os propósitos indicados não foram percebidos por todos os respondentes. No que se refere às ferramentas utilizadas pela empresa em sua gestão de desempenho, destacam-se o orçamento e o Balanced Scorecard (BSC), seguidos da Gestão de Pessoas. A pesquisa permitiu a apresentação da percepção dos respondentes a respeito da gestão de desempenho. Os resultados obtidos, no entanto, sugerem a realização de trabalhos posteriores, seja abrangendo maior número de sujeitos pesquisados, seja focalizando outros ramos do varejo ou mesmo focalizando as divergências apresentadas entre os respondentespor
dc.description.abstractThe aim of this research was to study the perception of 16 executives of a planning group in a retail company concerning the use of performance management tools, so as to obtain competitive advantage. This research was composed of two methodological parts: the first one was exploratory, through bibliographic research, and the second one was exploratory, through the use of a questionnaire, and the results were treated by means of descriptive and discrimination statistics. Taking into account the obtained concordance rates, those results show that the subjects believe the company has an integrated management. However, 62% state that there is not an adequate alignment between the decisions made in several areas in the company and the operational area. Furthermore, only 56% believe that all areas in the company are integrated. The results indicate that the Performance Management Model was not totally established in the company, because only some subjects reported having perceived the indicated goals. The main tools used by the company in its Performance Management were the budget and the Balanced Score Card BSC, as well as People Management. Through this research, it was possible to present the subjects´ perception concerning the Performance Management. However, the results suggest that new studies should be done, for instance, with more subjects, or changing the focus to other areas in the Retail Sector or even focusing the differences among subjectseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentControladoria e Contabilidadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectStrategic planningeng
dc.subjectRetail tradeeng
dc.subjectPerformanceeng
dc.subjectDesempenho - Avaliaçãopor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectComércio varejistapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleEntendimento do uso das ferramentas de gestão de desempenho para o comércio varejista : um estudo exploratóriopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.