FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/467
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire, Derneval Gondimpt_BR
dc.creator.IDCPF:12570519898por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2682575807481397por
dc.contributor.advisor1Peleias, Ivam Ricardopt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:01402220812por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.contributor.referee1Slomski, Vilma Genipt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:55203418934por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4037547425398159por
dc.contributor.referee2Eboli, Marisa Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:01221751824por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3248066734287758por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:35:14Z-
dc.date.available2010-12-29pt_BR
dc.date.issued2010-09-02pt_BR
dc.identifier.citationFREIRE, Derneval Gondim. A percepção de gestores de universidades corporativas da cidade de São Paulo sobre a formação em controladoria como competência para o alinhamento do perfil dos gestores às estratégias das organizações. 2010. 82 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/467-
dc.description.resumoO desenvolvimento profissional, na era da economia do conhecimento, faz as organizações repensarem o departamento de treinamento e desenvolvimento, que pode ceder espaço para as universidades corporativas (UCs), voltadas para a educação continuada. Uma função relevante das UCs é promover o alinhamento entre as estratégias das organizações e o perfil de seus gestores. Assim,o objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar a percepção dos gestores que atuam nas universidades corporativas na cidade de São Paulo, sobre o papel da controladoria no alinhamento entre as competências dos gestores e as estratégias das organizações. Utilizou-se, no primeiro momento, um estudo bibliográfico, indicando que há um consenso sobre a importância das UCs na formação continuada dos gestores e demais colaboradores das organizações. No segundo momento da pesquisa, realizou-se uma investigação descritiva de natureza qualitativa, apoiada em um roteiro de entrevista aplicado a gestores que atuam em três universidades corporativas na cidade de São Paulo. As informações levantadas foram analisadas por meio de análise de conteúdo. Os resultados obtidos confirmaram os achados na revisão da literatura, demonstrando a percepção dos sujeitos entrevistados de que as universidades corporativas podem contribuir para o aprimoramento das competências dos gestores quanto aos conhecimentos de controladoria, diminuindo a lacuna existente entre os cursos superiores ofertados pelas IES. Por fim, este trabalho vem contribuir com uma sugestão de matriz de competências dos gestores em controladoria.por
dc.description.abstractThe professional development in the era of knowledge economy is responsible for making people rethink the department of development and training, so as to give room for the Corporate Universities (CU), which aims to offer continuous education. One of the most relevant functions of the CUs is to promote the alignment between companies strategies and their managers´ profiles. Therefore, the aim of this work was to identify and analyze the managers´ perceptions, who work in São Paulo city, concerning the importance of the controllership in the alignment between the companies strategies and their managers´ profiles. Firstly, it was used a bibliographic study, showing that there is a consensus about the importance of the CUs in the continuous formation of managers and other people from the companies staff. Secondly, it was realized a descriptive investigation of qualitative nature, based on an interview protocol, applied to managers and consultants who work in three CUs in São Paulo city. The collected information was analyzed by means of content analysis. The obtained results confirmed what was found in the literature: it demonstrates that the CUs can contribute with the improvement of managers abilities concerning the knowledge in controllership, so as to diminish the gap between university courses offered by universities. So, this work contributes with a sugestion by the main office´s managers in controllership.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentControladoria e Contabilidadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectEmployer-supported educationeng
dc.subjectControllershipeng
dc.subjectOrganizational learningeng
dc.subjectAprendizagem organizacionalpor
dc.subjectControladoriapor
dc.subjectEmpreendimentospor
dc.subjectResponsabilidade dos empregadores na educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleA percepção de gestores de universidades corporativas da cidade de São Paulo sobre a formação em controladoria como competência para o alinhamento do perfil dos gestores às estratégias das organizaçõespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.