FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuerra, Vanderley Rodriguespt_BR
dc.creator.IDCPF:29964639864por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5299270963882792por
dc.contributor.advisor1Peleias, Ivam Ricardopt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:01402220812por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.contributor.referee1Rocco Junior, Ary Josépt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:00005547030por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6368172108000961por
dc.contributor.referee2Santos, Neusa Maria Bastos Fernandespt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:85937819853por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8447239091986129por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:35:15Z-
dc.date.available2011-02-15pt_BR
dc.date.issued2010-08-25pt_BR
dc.identifier.citationGUERRA, Vanderley Rodrigues. Analise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatuba. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/469-
dc.description.resumoNotadamente o mercado atual está cada vez mais competitivo e isso requer profissionais cada vez mais qualificados, portanto alguns aspectos importantes devem ser explorados na formação desse profissional, para que ele possa desenvolver o que se espera. Assim o objetivo geral desta pesquisa foi identificar e avaliar as condições de ensino de conteúdos de Contabilidade nos cursos de Administração de Empresas da microrregião de Araçatuba e de Birigui, tendo em vista que essa seja uma excelente ferramenta para auxílio às tomadas de decisões. Foram analisadas as condições de ensino e obtidas as percepções dos professores que lecionam as disciplinas contábeis e dos coordenadores dos cursos de Administração de Empresas. Foram aplicadas técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, análise de conteúdo para avaliação dos planos de ensino de cada uma das disciplinas contábeis, além de estatística descritiva, combinada com a análise de cluster e com o escalonamento multidimensional para os dados coletados com os questionários. A análise dos programas revelou que as duas microrregiões possuem uma grade curricular e uma estrutura nos planos de ensino bem parecidas, tendo uma boa variação nas estratégias de ensino, uma variedade nos critérios de avaliação e ênfase em determinados grupos de conteúdos. Na percepção dos respondentes indica uma maior rotatividade dos coordenadores, esses possuindo um bom tempo de magistério superior, já a maior parte dos professores, afirma que conhecem o projeto pedagógico das IES que lecionam e todos exercem outra atividade profissional. Nas assertivas todos os sujeitos pesquisados concordam que a experiência profissional do professor contribui para atualização dos programas, os conteúdos das disciplinas estão relacionados aos objetivos do curso de Administração de Empresas e são importantes para o futuro Administrador. A maioria ainda concorda que a oferta das disciplinas Contábeis revela uma alternativa de atuação profissional para o futuro Administrador e que os alunos identificam a integração das disciplinas Contábeis com outras disciplinas do curso. Com o escalonamento multidimensional pode-se concluir que os professores de cada uma das disciplinas Contabéis analisadas nesta pesquisa e os coordenadores do curso de Administração de Empresas possuem opiniões distintas.por
dc.description.abstractNotably, the current market is increasingly competitive and that requires more skilled professionals; therefore, some important aspects should be explored in the training of these professionals so that they can develop what is expected of them. So, the general objective of this research was to identify and evaluate the educational content of Accounting in Business courses in the micro-region of Araçatuba and Birigui, stressing that this is an excellent tool to aid in decision-making processes. The teaching conditions were analyzed and the perceptions of teachers who teach Accounting subjects were obtained, as well as the perception of the coordinators of the courses of Business Administration. Techniques were applied to literature, documentation, content analysis to evaluate the teaching plans of each accounting discipline, in addition to descriptive statistics, combined with cluster analysis and multidimensional scaling for data collected with questionnaires. The analysis of the programs revealed that the two micro-regions have a very similar curricular grid and structure in the teaching plans, with good variation in teaching strategies, a variety of evaluation criteria and emphasis on certain content groups. In the perception of the respondents there is a higher turnover of the coordinators, who have quite a few years' experience in higher teaching. On the other hand, most of the teachers said they that they know the pedagogical project of the IES they teach and all exercise another professional activity. In the assertions, all of the interviews agreed that the professional experience of the teacher contributes to update programs and that the contents of the courses are related to the objectives of the course of Business Administration and are important for the future Administrator. Most of them further agree that the provision of Accounting disciplines reveals an alternative in the profession performance for the future Administrator and students identify the integration of Accounting disciplines with other disciplines of the course.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentControladoria e Contabilidadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAccounting - Study and teaching (Higher)eng
dc.subjectManagement - Study and teaching (Higher)eng
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensino (Superior)por
dc.subjectAdministração de empresas - Estudo e ensino (Superior)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleAnalise das condições de ensino das disciplinas contábeis em cursos de Administração de empresas nas microrregiões de Birigui e Araçatubapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Vanderley_Rodrigues_Guerra.pdf364.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.