FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Tipo: Dissertação
Título: Identificação e análise da percepção de gestores de empresas sediadas na Grande São Paulo, sobre serviços administrativos e financeiros terceirizados na modalidade BPO
Autor(es): Nascimento, Geuma Campos
Primeiro Orientador: Peleias, Ivam Ricardo
Primeiro membro da banca: Garcia, Mauro Neves
metadata.dc.contributor.referee2: Peters, Marcos Reinaldo Severino
Resumo: A chave para a compreensão da relação entre prestador e contratante dos serviços de Business Process Outsourcing - BPO, nacionalmente conhecida como terceirização de processos, não pode ser o determinismo tecnológico e econômico com vistas à redução de custos. É necessário que aqueles fatores que envolvem as relações sociais, experiências vividas de um e do outro lado, a tecnologia, as formas culturais e as pessoas envolvidas sejam parte integrante dos estudos. Este trabalho buscou identificar e analisar as percepções dos gestores de empresas sediadas na grande São Paulo, sobre os serviços administrativos e financeiros por elas contratados junto a organizações de serviços na modalidade BPO. Buscou-se identificar e analisar a forma de contratação e execução dos serviços e investigar a forma de gestão dos contratos e se há fatores causadores de assimetria informacional nesta relação. A motivação para a realização do trabalho foi a constatação, até a presente data, da ausência de estudos que identificassem e analisassem as relações entre prestadores e contratantes desses serviços. É uma investigação de caráter empírico, exploratória, qualitativa e descritiva, apoiada por pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados foram usados os métodos de pesquisa survey (entrevista de profundidade e questionário). A pesquisa bibliográfica requereu a definição da terceirização e suas características, em especial para os serviços administrativos e financeiros, juntamente com o estudo da teoria dos contratos a da assimetria informacional. Inicialmente, foram realizadas entrevistas de profundidade com os gestores de seis empresas contratantes de serviços terceirizados, sediadas em São Paulo. Os dados obtidos foram analisados com o uso da análise de conteúdo. Buscou-se conhecer a realidade, compreender e descrever a percepção dos entrevistados. Na continuidade, foi ampliada a amostra e lançou-se mão de questionário estruturado respondido por 23 sujeitos. Os dados foram analisados com o uso da análise de cluster. Constatou-se que 74% dos respondentes da pesquisa declararam-se satisfeitos com os serviços recebidos em aspectos de qualidade, prazos atendidos, confiabilidade sobre os aspectos técnicos do prestador de serviços. Os respondentes concordam que há gestão de ambos os lados e a assimetria informacional não tem afetado de forma negativa a relação contratual. Identificou-se a necessidade de outras pesquisas sobre a terceirização de serviços administrativos e financeiros.
Abstract: The key to understanding the relationship between provider and services contractor of Business Process Outsourcing - BPO, nationally known as business process outsourcing can not be technological determinism and economic in order to reduce costs. It is necessary that those factors involving social relationships, and lived experiences of the other side, the technology, the cultural forms and the people involved are part of the studies. This work sought to identify and analyze the perceptions of managers of companies headquartered in Sao Paulo, on the administrative and financial services for them contracted along services organizations in the BPO modality. We tried to identify and analyze the form of contracting and execution of services and investigate the form of the management of contracts and whether there are factors that cause information asymmetry in this relationship. The motivation for conducting this work was the finding, until the present date, the lack of studies to identify and analyze the relationships between contractors and providers of these services. It is an empirical investigation, exploratory, qualitative and descriptive, supported by bibliographic and documentary research. For the data collection methods were used to survey research (depth interviews and questionnaires). The bibliographic research required the definition of outsourcing and its features, particularly for administrative and financial services, along with the study of contract theory of the informational asymmetry. Initially, were realized in-depth interviews with managers of six contractors of outsourced services, headquartered in Sao Paulo. The data were analyzed using the content analysis. We tried to know the reality, understand and describe the perception of respondents. Following on, we expanded the sample and was employed a structured questionnaire answered by 23 subjects. Data were analyzed with the use of cluster analysis. It was found that 74% of survey respondents declared themselves satisfied with the services received in terms of quality, deadlines met, the technical reliability of the service provider. The respondents agree that there is management of both sides and informational asymmetry has negatively affected the contractual relationship. We identified the need for further research on the outsourcing of administrative and financial services.
Palavras-chave: Contracts
Contracting out
Terceirização
Contratos - Administração
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Controladoria e Contabilidade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciências Contábeis
Citação: NASCIMENTO, Geuma Campos. Identificação e análise da percepção de gestores de empresas sediadas na Grande São Paulo, sobre serviços administrativos e financeiros terceirizados na modalidade BPO. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/473
Data do documento: 10-mar-2011
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