Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/485
Tipo: | Dissertação |
Título: | Controladoria aplicada à gestão : estudo de caso sobre a utilização da memória organizacional no processo de planejamento |
Autor(es): | Primolan, José Claudinei |
Primeiro Orientador: | Pontes, Cecilia Carmen Cunha |
Primeiro membro da banca: | Aprile, Maria Rita |
metadata.dc.contributor.referee2: | Slomski, Vilma Geni |
Resumo: | A competitividade, estimulada pelas constantes inovações no processo de gestão e velocidade na tomada de decisões, faz com que o passado seja desprezado, ao invés de utilizado como um modelo de aprendizagem. Ao desprezar o valioso conhecimento derivado de experiências anteriores, a organização estará fadada a repetição de erros. Este trabalho tem como objetivo investigar a existência de práticas voltadas à formação da memória organizacional explícita para a preservação do conhecimento, bem como, a existência de práticas de utilização deste conhecimento durante o processo de planejamento do SENAC São Paulo, uma organização de destaque nacional no segmento de educação profissional. Para responder ao problema de pesquisa, foi realizado um estudo de caso único, no período de setembro de 2007 a maio de 2008, envolvendo duas etapas: Na primeira, realizou-se o levantamento bibliográfico e documental com a finalidade de identificar teorias sobre a criação do conhecimento nas organizações, sobre a formação da memória organizacional e seus processos, e ainda sobre o planejamento. Durante o levantamento do referencial teórico identificou-se que, de maneira geral, as organizações, ao estimular o gerenciamento do conhecimento proveniente das experiências acumuladas nos indivíduos e nela própria, enquanto ela produz e realiza seus negócios, elas também utilizam e cria seus processos e inova seus produtos e serviços, que proporciona a formação da memória organizacional. Como instrumento de pesquisa utilizou-se um roteiro de entrevistas, não estruturado, para coletar os dados junto aos gerentes responsáveis pela elaboração do planejamento tático. A abordagem metodológica foi qualitativa com análise de conteúdo. Na metodologia adotada se propôs classificar dois grupos de análise, um deles o grupo de gestores das Gerências Funcionais e outro das Gerências de Desenvolvimento e oferta de produtos, a partir disto buscou-se identificar a existências de diferenças entre os dois grupos. Levando-se em conta as percepções dos entrevistados, os resultados indicam que ambos os grupos manifestaram posições similares. Resultados estes revelaram que há utilização da memória organizacional durante o processo de planejamento tático, contudo, poderia ocorrer com maior efetividade caso houvesse metodologias explícitas ou incentivo institucional para a guarda ou manutenção da memória. A pesquisa demonstrou ainda que na ausência da explicitação e incentivo, a memória dos indivíduos torna-se uma forte referência para recuperação de informações históricas. |
Abstract: | The competitive, stimulated by constant innovations for management process and velocity in decisions making, makes the past to be despised, instead of, it is utilized like learning model. When if despise the precious knowledge origin of past experience, the organization will be fated to repeating mistakes. This work has like objective investigates the existence of practice return to formation of explicit organizational memory for preservation of knowledge, as well as, the existence of practice of the utilization this knowledge during the process of the planning for SENAC São Paulo, an organization of national distinction in the segment professional education. To answer to the problem of research was carried out a single case study, period from September 2007 to May 2008, involve two stages: at first, carried out a bibliographical research and documentary, so that identify theories about creation of knowledge within organizations, about formation of organizational memory and theirs processes and still about the planning. The research method was quantitative with analyses of the content. The adopted methodology proposed to classify two analysis groups: groups of managers of the functional areas and group of development areas and offer of products, soon afterwards we tried to identify existences of differences between the two groups. Taking into account the interviewees' perceptions, the results indicate that both groups manifested similar positions. These Results revealed that, there is use of organizational memory during the process of tactical planning, however, it could happen with large effective case there were explicit methodologies or motivated institutional for the guard or maintenance of memory. The research demonstrated that, the absence of the explicitness and incentive, the individual memory becomes a strong reference to recovery of historical information |
Palavras-chave: | Knowledge management Organizational learning Professional education Planning Vocational education Aprendizagem organizacional Gestão do conhecimento Planejamento Ensino profissional - Estudo de casos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado |
Sigla da Instituição: | FECAP |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Controladoria e Contabilidade |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado em Ciências Contábeis |
Citação: | PRIMOLAN, José Claudinei. Controladoria aplicada à gestão : estudo de caso sobre a utilização da memória organizacional no processo de planejamento. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/485 |
Data do documento: | 21-ago-2008 |
Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato |
---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.