FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/493
Tipo: Dissertação
Título: Laboratório de contabilidade : uma contribuição no processo de ensino-aprendizagem sob o enfoque da integração teoria-prática
Autor(es): Rocha, Luís Fernando da
Primeiro Orientador: Côrtes, Pedro Luiz
Primeiro membro da banca: Benedicto, Gideon Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee2: Weffort, Elionor Farah Jreige
Resumo: O estudo do laboratório de contabilidade, sob o aspecto da integração teoria e prática, visa trazer contribuições ao processo de esino-aprendizagem da contabilidade. Este trabalho procurou conhecer a percepção de coordenadores sobre o uso do laboratório de contabilidade como estratégia de ensino utilizada nos cursos de graduação de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior do Estado de São Paulo. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória e descritiva, sendo subsidiada por um levantamento bibliográfico e documental. A pesquisa de campo buscou informações da amostra de 120 instituições com os cursos reconhecidos, tendo como população os 196 cursos de Ciências Contábeis do Estado de São Paulo, listados no Site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Utilizou-se o questionário, validado por um pré-teste, como instrumento de coleta de dados, elaborado em consonância com o problema, objetivos e fundamentação teórica, sendo enviado por e-mail e respondido por 48 coordenadores, representando um retorno de 40% dos 120 cursos. Os resultados obtidos indicam a existência, nomenclatura e exclusividade do ambiente nos cursos, explorando aspectos sobre estrutura, relação aluno por microcomputador, metodologias de ensino e disciplinas técnicas que são conduzidas no laboratório, bem como o tempo de uso desse ambiente em relação à carga horária total do curso. O trabalho demonstra que os coordenadores reconhecem a importância do laboratório para integrar teoria e prática, constituindo-se uma estratégia que favorece o aprendizado prático por refletir de certa forma a realidade das empresas, unindo à formação acadêmica as atividades profissionais
Abstract: The study of accounting laboratory, under the aspect of the integration between theory and practice, aims to bring contributions to the process of teaching-learning of accounting. This work intended to know the coordinators' perception about the use of accounting laboratory as a teaching strategy used in Accountancy graduation courses in the universities at the State of São Paulo. An exploratory and descriptive research was developed being subsidized by a bibliographical and documental survey. The field work searched for information from 120 courses, having as population the 196 courses of Accountancy at the State of São Paulo, listed in the Site of the National Institute of Studies and Education Researches Anísio Teixeira. A questionnaire was used which was validated by a pre-test as an instrument of data collection, elaborated in accordance with the problem, goals and theoretical basis, being sent by e-mail and answered for 48 coordinators, representing a return of 40% of the 120 courses. The results obtained indicate the existence, nomenclature and exclusiveness of the environment of the courses, exploring aspects on structure, student per microcomputer, teaching methodologies and technical subjects taught at the laboratory, as well as the time of use of that environment in relation to the total workload of the course. The study demonstrates that the coordinators recognize the importance of the laboratory to integrate theory and practice, being constituted a strategy that favors the practical learning for contemplating in a certain way the reality of the companies and joining the professional activities to the academic preparation.
Palavras-chave: Accounting
Accounting
Laboratories
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Contabilidade - Laboratórios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Controladoria e Contabilidade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciências Contábeis
Citação: ROCHA, Luís Fernando da. Laboratório de contabilidade : uma contribuição no processo de ensino-aprendizagem sob o enfoque da integração teoria-prática. 2007. 176 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/493
Data do documento: 14-ago-2007
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Luis_Fernando_da_Rocha.pdf2.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.