Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/494
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lames, Liliane da Costa Jacobs | pt_BR |
dc.creator.ID | CPF:4156966909 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9706876063984782 | por |
dc.contributor.advisor1 | Slomski, Vilma Geni | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:55203418934 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4037547425398159 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Anisio Candido | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | CPF:04122291887 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5798574967417360 | por |
dc.contributor.referee2 | Silva, Antonio Carlos Ribeiro da | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | CPF:35927305504 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4931873747655821 | por |
dc.date.accessioned | 2015-12-03T18:35:20Z | - |
dc.date.available | 2012-05-14 | pt_BR |
dc.date.issued | 2011-12-20 | pt_BR |
dc.identifier.citation | LAMES, Liliane da Costa Jacobs. Docência no ensino superior: o uso das mídias digitais como estratégia pedagógica. 2011. 159 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/494 | - |
dc.description.resumo | As formas tradicionais de conceber o conhecimento vêm revigorando a discussão sobre currículo interdisciplinar e metodologias ativas no ensino-aprendizagem. As tecnologias digitais ganham destaque neste contexto, expandindo-se aí a cultura virtual. O objetivo desta pesquisa foi investigar de que modo docentes de uma IES do estado de São Paulo estão utilizando as mídias digitais em suas aulas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória-qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista. Constatou-se que as novas tecnologias estão presentes em sala de aula, entretanto, não têm proporcionado maiores avanços aos métodos tradicionais de ensino, pois, enquanto ferramenta de mediação pedagógica, ainda não estão suficientemente assimiladas pelos professores. As tecnologias digitais ainda não conseguiram otimizar o processo de ensino-aprendizagem aproximando efetivamente o discente e os conteúdos de ensino. A aquisição e manipulação de informações por meio das novas tecnologias por si só não são suficientes, como técnica pela técnica não garantem a otimização do processo de construção do conhecimento pelos discentes. A intervenção por parte do educador é fundamental em vista da criação de um vínculo entre as experiências de vida do discente e o conteúdo acadêmico. Para que a integração das novas tecnologias na prática pedagógica seja efetiva e esteja condizente com as atuais orientações curriculares, faz-se necessário uma política de formação continuada com o objetivo não só do domínio técnico de cada tecnologia ou software e suas potencialidades, mas também do domínio pedagógico e da maneira como essas ferramentas podem ser usadas em sala de aula, de modo a criar na IES condições de sua efetiva utilização. Essas condições organizacionais e operacionais envolvem tanto a logística (equipamentos, manutenção, espaço, condição de acesso por professores e alunos) como processos formativos dos educadores que orientem a sua utilização e permitem detectar dificuldades e possibilidades de inovação. Conclui-se, assim, que os ganhos na aprendizagem do discente estão ligados à familiarização com as tecnologias digitais e à confiança em relação à sua utilização em sala de aula. Independentemente da geração que o docente pertence e do contexto tecnológico em que viveu, ele é capaz de aprender e saber lidar com o novo, basta que esteja aberto à aprendizagem e encontre na IES fomento às suas experiências e a oportunidade de desenvolver suas competências para o uso das novas tecnologias. | por |
dc.description.abstract | The traditional ways of conceiving knowledge are reinvigorating the discussion on interdisciplinary curriculum and active methods in teaching and learning. Digital technologies are highlighted in this context, expanding around the virtual culture. The objective of this research was to investigate how teachers in a university in the state of São Paulo are using digital media in their classes. For this purpose, we performed an exploratory and qualitative research. Data were collected through questionnaires and interviews. It was found that new technologies are present in the classroom, however, have not provided major advances to traditional teaching methods, because, as a tool for pedagogical mediation, are still not sufficiently assimilated by teachers. Digital technologies have not yet optimized the process of teaching and learning, effectively approaching the student and teaching contents. The acquisition and manipulation of information through new technologies alone are not sufficient, as technique by technique does not ensure the optimization of the process of knowledge construction by students. The intervention by the educator is crucial in view of creating a link between the life experiences of students and academic content. For the integration of new technologies in teaching practice is effective and consistent with the current curriculum guidelines, it is necessary a policy of continuous training in order to provide not only a technical mastery of each technology or software and its capabilities, but also a pedagogical mastery and how these tools can be used in the classroom to create conditions of its effective use in the higher education institutions. These organizational and operational conditions involve both logistics (equipment, maintenance, space, condition of access by teachers and students) as formative processes of educators to guide their use and help detecting problems and opportunities for innovation. It follows therefore that the gains in student learning are related to familiarity with digital technologies and the trust regarding their use in the classroom. Regardless to the generation that the teacher belongs and the technological context in which he lived, he is able to learn and deal with the new, being enough that he is open to learning and find in the higher education institutions support to their experiences and the opportunity to develop their skills in the use of new technologies. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado | por |
dc.publisher.department | Controladoria e Contabilidade | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | FECAP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Ciências Contábeis | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Digital media | eng |
dc.subject | Accounting education | eng |
dc.subject | Didactic and teaching practice | eng |
dc.subject | Teather training | eng |
dc.subject | Ensino superior - Metodologia | por |
dc.subject | Prática de ensino - Mídia digital | por |
dc.subject | Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) | por |
dc.subject | Professores universitários - Formação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | por |
dc.title | Docência no ensino superior: o uso das mídias digitais como estratégia pedagógica | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato |
---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.