Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/497
Tipo: | Dissertação |
Título: | As condições de oferta da disciplina de Controladoria em cursos de Ciências Contábeis na região metropolitana de São Paulo |
Autor(es): | Araújo, Cláudio Toscano de |
Primeiro Orientador: | Peleias, Ivam Ricardo |
Primeiro membro da banca: | Parisi, Claudio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lunkes, Rogério João |
Resumo: | Controladoria é um assunto dos mais interessantes, seja pelos aspectos que causam divisões de opiniões como pelas oportunidades profissionais existentes na área. Todavia, tanto para posicionar-se como para candidatar-se às vagas existentes, é necessário que o profissional tenha uma formação que o capacite. A maioria dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil e em particular na Grande São Paulo são oferecidos no período noturno e freqüentados por alunos que vieram da escola pública com sérias deficiências educacionais, que trabalham durante o dia e se defrontam com diversas dificuldades. O problema investigado neste estudo diz respeito às condições de ensino da disciplina Controladoria em cursos de Ciências Contábeis das IES da região metropolitana de São Paulo, se há diferença significativa entre essas condições nos cursos bem avaliados pelo MEC em relação aos demais e qual é a percepção de professores e coordenadores responsáveis por tais cursos com relação ao assunto. O trabalho foi elaborado com base em pesquisa de campo realizada com professores e coordenadores de 21 IES divididas em 2 grupos, sendo o grupo 01 composto por 14 IES com conceito de ENADE mínimo de 3 e o grupo 02 com 7 IES com conceito menor que 3. Houve também pesquisa documental fundamentada nos planos de ensino da disciplina nas várias IES objeto da pesquisa. Os aspectos avaliados como diferencias das IES do grupo 01 foram: indicação de outras fontes bibliográficas além de livros; experiência profissional do docente na área de Controladoria; discussão dos conteúdos de Controladoria com outros professores do curso e identificação por parte dos alunos da integração dos conteúdos de outras disciplinas do curso com Controladoria. A pesquisa documental apontou como principais diferenciais das IES do grupo 01: maior diversidade e detalhamento dos conteúdos abordados; indicação de um maior número de referências bibliográficas que incluem autores estrangeiros; menor transparência quanto à avaliação final na disciplina e maior variação nas estratégias de ensino utilizadas. |
Abstract: | The Comptrollership is a subject of the most interesting, is by aspects that cause divisions of opinions as for existing career opportunities in the area. However, both to position itself as to apply for vacancies, it is necessary that the professional has a training that empower. Most courses of accounting Sciences in Brazil and particularly in the greater of the São Paulo are offered during night and frequented by students who came from the public school with serious educational deficiencies, working during the day and are faced with several difficulties. The problem investigated in this study concerns the conditions of education of the discipline Comptrollership in Accounting Sciences courses of IES of the metropolitan region of the São Paulo, where there are significant differences between these conditions in the courses well evaluated by MEC in relation to the other and what is the perception of teachers and coordinators responsible for such courses with respect to the subject. The work was based on field research conducted with teachers and coordinators of 21 IES divided into 2 groups, being the Group 01 composed 14 IES with the concept of minimum grids 3 and 7 with IES group 02 with concept less than 3. There was also the documentary research grounded in teaching plans of discipline in multiple IES search object. The aspects evaluated as differences of group IES were 01: indication of other sources besides books, teacher is professional experience in the area of the Comptrollership, discussion of the contents of the Comptrollership with other teachers of the course and identification by the students of the integration of the contents of other subjects of the course with Comptrollership. Documentary research pointed as key differentiators of group IES 01: greater diversity and detailing of contents covered; indication of a greater number of bibliographic references that include foreign authors, less transparency as to the final/end evaluation on discipline and greater variation in teaching strategies used. |
Palavras-chave: | Controllership Accounting - Study and teaching (Higher) Controladoria Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado |
Sigla da Instituição: | FECAP |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Controladoria e Contabilidade |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado em Ciências Contábeis |
Citação: | ARAÚJO, Cláudio Toscano de. As condições de oferta da disciplina de Controladoria em cursos de Ciências Contábeis na região metropolitana de São Paulo. 2011. 171 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/497 |
Data do documento: | 31-ago-2011 |
Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato |
---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.