FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/513
Tipo: Dissertação
Título: Percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo
Autor(es): Pereira, Martha dos Santos Azevedo
Primeiro Orientador: Slomski, Vilma Geni
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Aldy Fernandes da
Primeiro membro da banca: Marion, José Carlos
Resumo: O sucesso na profissão depende tanto da utilização adequada de conhecimentos, procedimentos e valores, quanto do sentimento de domínio (segurança) manifestado em relação às competências inerentes ao desempenho profissional. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar as percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas durante o curso de Ciências Contábeis oferecidos por IES da cidade de São Paulo. Procurou-se identificar limitações e capacidades que podem impactar o desempenho dos alunos diante dos desafios e exigências da profissão. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória quantitativa, obtendo-se dados por meio de questionário aplicado in loco composto por questões estruturadas e livres . Os resultados evidenciam um nível de domínio atribuído pelos alunos às competências gerenciais acima de 70% nos blocos de competências social, técnico-profissional e de negócios. São pertinentes as percepções dos alunos quanto à mobilização de atitudes voltadas ao empreendedorismo, como criatividade e inovação e agregação de valor . Destacam-se outras competências organizacionais como visão sistêmica , planejamento , capacidade para resolução de problemas e foco no usuário dos serviços . Quanto às competências sociais e técnico-profissionais, fica evidente a necessidade de domínio teórico-prático e conteúdos necessários para o desenvolvimento gerencial do contador em atitudes como: a troca de informações , administração de conflitos , comunicação oral e escrita , aplicação do conhecimento , capacitação e desenvolvimento profissional e competência técnica . Nesse sentido, compete aos docentes de disciplinas ligadas aos aspectos administrativos e gerenciais aplicados à Contabilidade criarem cenários e situações de aprendizagem, que propiciem aos alunos experiências as quais permitam a construção de conhecimento e desenvolvimento de competências, de modo que os futuros contadores possam se valer de práticas gerenciais que impulsionem o desempenho profissional, o mundo dos negócios e o desenvolvimento social. Conclui-se que os cursos de graduação em Contabilidade desempenham papel central no desenvolvimento e valorização de competências gerenciais para além da dimensões técnicas dos futuros contadores e, assim, para o estreitamento de relações com o mundo do trabalho.
Abstract: Career success depends not only on adequate use of knowledge, procedures and values, but also on the sense of power (security) displayed in relation to professional skills and performances. The goal of this research is to recognize and analyze graduating students perceptions about management capabilities acquired during the Accounting course offered by High Education Institutes in São Paulo. Limitations and abilities that can impact on the development and on the performance of the students out on the job market were identified. For that, an exploratory and quantitative research was conducted. The data was obtained by a in loco questionnaire consisting of structured and free questions. Results show a student knowledge level of above 70% in social, technical, professional and management skills. Taken into account were skills aimed towards entrepreneurship such as creativity and innovation and value aggregation . Other professional competences were considered such as systemic view , planning , problem solving capacities and user services focus . As for social and technical-professional skills, there is an evident need for theoretical-practical knowledge and abilities in management activities such as \"information exchange\", \"crises management\", \"oral and written communication\", \"knowledge application , training and professional development\" and \"technical competence\". Thus, it is the responsibility of administration and management related teachers to create learning situations and varied scenarios that provide students know-hows that help them increase the professional knowledge and the necessary practical skills, so that future counters can use these understandings to enhance professional performance, adapting to the ever-competitive job market with up-to-date social expertise. It was concluded that the undergraduate courses in Accountancy play a central role in the development and enhancement of management skills of future accountants beyond technical dimensions and, thus, bringing them closer to the business world.
Palavras-chave: Accounting - Study and teaching
College students - Perception - Quality (Education)
Training - Accounting
Contabilidade Estudo e ensino
Estudantes universitários Percepção - Qualidade (Educação)
Formação profissional Contabilidade
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Controladoria e Contabilidade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciências Contábeis
Citação: PEREIRA, Martha dos Santos Azevedo. Percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/513
Data do documento: 28-fev-2013
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.