FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Claudinéia Boaventura dept_BR
dc.creator.IDCPF:19273715893por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3001879011250861por
dc.contributor.advisor1Silva, Aldy Fernandes dapt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:81684444691por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0190161812948354por
dc.contributor.referee1Weffort, Elionor Farah Jreigept_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:14773512806por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3929537799335350por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Maísa de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:03206938805por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4427718592325203por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:35:25Z-
dc.date.available2013-08-06pt_BR
dc.date.issued2013-06-17pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Claudinéia Boaventura de. Valor de mercado e disclosure voluntário: estudo empírico em companhias listadas na BM&FBOVESPA. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/516-
dc.description.resumoEste estudo analisou a relação existente entre o valor de mercado (mensurado pelo Q de Tobin) e a divulgação voluntária de informações econômicas, sociais e ambientais, em relatórios de sustentabilidade das companhias listadas na BM&FBovespa. Foram analisados, as Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs), os Relatórios Anuais (RA) e os Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (RSE), no período de 2007 a 2011. Os resultados apontam a existência de relação significante e positiva entre a divulgação voluntária econômica e o valor de mercado das empresas; o mesmo não se dá em relação à divulgação voluntária ambiental que possui relação significante, porém negativa em relação ao Q de Tobin, demonstrando um trade-off entre a visão do investidor e do gestor, pois tal divulgação é estrategicamente relevante do ponto de vista da gestão dos negócios. Não há evidência de relação significante entre a divulgação social voluntária e valor de mercado das companhias. O estudo poderá contribuir para incentivar as companhias a divulgar informação voluntária de natureza econômica, social e ambiental tanto quantitativa como qualitativa, como medida estratégica, porém alinhada à sua missão e valores como forma de se comunicar com seus stakeholders e através desse canal obter vantagens quanto à eficiência na gestão e nas expectativas de continuidade dos negócios, atendendo ao enforcement de órgãos reguladores, da sociedade e de demais agentes que interferem nos negócios e possuem direitos legítimos. Tal incentivo representa medidas contingenciais e compensatórias capazes de reduzir riscos e transmitir responsabilidade corporativa e acompanham uma tendência global, a qual entende os fatores que envolvem ações de caráter ambiental e social como extensões da função social das empresaspor
dc.description.abstractThis study examined the relationship between the market value (measured by Tobin's Q) and voluntary disclosure economic, social and environmental sustainability reports of companies listed on the BM&FBovespa. We analyzed the Standardized Financial Statements (SFS), Annual Reports (AR) and Sustainability Reports (SR) in the period from 2007 to 2011. The results indicate the existence of significant and positive relationship between voluntary disclosure economic and market value of companies, the same is not true with regard to voluntary disclosure environment that has a significant relationship, but negative in relation to Tobin's Q, demonstrating a trade vision-off between the investor and the manager, as such disclosure is strategically important from the viewpoint of business management. No evidence of a significant relationship between social voluntary disclosure and market value of companies. The study could help to encourage companies to voluntarily disclose information of an economic, social and environmental both quantitative and qualitative, as a strategic, yet aligned their mission and values as a way to communicate with their stakeholders and through that channel as to obtain benefits efficiency in management and business continuity expectations, given the enforcement of regulatory bodies, society and other agents that interfere in business and have direct legitimate. This incentive represents compensatory and contingency measures can reduce risks and transmit corporate responsibility and follow a global trend, which considers factors involving actions of a social and environmental function as extensions of social enterpriseseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentControladoria e Contabilidadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDisclosure in accountingeng
dc.subjectBusiness enterprises - Financeeng
dc.subjectValueeng
dc.subjectDivulgação de informações contábeispor
dc.subjectEmpresas - Finanças - Desempenhopor
dc.subjectValor (Economia)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleValor de mercado e disclosure voluntário: estudo empírico em companhias listadas na BM&FBOVESPApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Claudineia_Boaventura_de_Sousa.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.