FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria do Socorro Conceiçãopt_BR
dc.creator.IDCPF:57100730597por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2815980209604163por
dc.contributor.advisor1Slomski, Vilma Genipt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:55203418934por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4037547425398159por
dc.contributor.referee1Parisi, Claudiopt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:14742962893por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2891889803015460por
dc.contributor.referee2Araujo, Adriana Maria Procópio dept_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:06393957832por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3907440088436844por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:35:26Z-
dc.date.available2013-12-21pt_BR
dc.date.issued2013-02-27pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Maria do Socorro Conceição. A importância da pesquisa como princípio educativo na prática pedagógica do professor e pesquisador que atua em curso de ciências contábeis. 2013. 147 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/519-
dc.description.resumoA formação para o pensar científico se funda na dúvida, na curiosidade e na investigação. Aprender com pesquisa é um processo dialógico que torna o espaço da sala de aula um palco de discussões e argumentações possibilitando o protagonismo do aluno. Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que modo a pesquisa está presente na formação e na prática pedagógica do professor e pesquisador que atua em curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo. Procurou-se identificar avanços e limitações que podem impactar a eficácia da prática pedagógica no contexto universitário. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da entrevista em profundidade e da análise documental. Constatou-se que os professores investigados tiveram poucas vivências em pesquisa nos seus processos formativos durante a graduação e pós-graduação, fato que pode ter influenciado na atuação pedagógica e numa melhor orientação das suas opções metodológicas em sala de aula. Quanto ao modo como os docentes conduzem suas aulas, constatou-se o empenho em criar situações e ambientes de aprendizagens capazes de proporcionar vivências em pesquisa aos alunos dos cursos de ciências contábeis onde atuam. Entretanto, nem todos os professores ainda utilizam a pesquisa como atitude cotidiana e princípio educativo. Na prática pedagógica de alguns professores estudados as aulas foram encaminhadas por meio da problematização dos conteúdos e de metodologias ativas, características estas próprias do ensino com pesquisa. Já na prática de outros a pesquisa apresentou-se como atividade acadêmica, ligada a consulta e a busca de informações. Constatou-se que a pesquisa se faz presente na formação e na prática pedagógica dos professores investigados, entretanto, em alguns casos não se constituiu ainda como principio educativo com os indispensáveis questionamentos que conduzem a argumentações e à construção de novos conhecimentos. Conclui-se que ensino com pesquisa exige situações de aprendizagem que conduzam os alunos ao questionamento sistemático, metódico, argumentado, onde a pesquisa tenha uma direção mais ampla, que não se esgote em exigências metodológicas, embora estas sejam necessárias. Para além do método, deve haver um questionamento teórico conceitual, que argumentado, é também uma forma de pesquisa. Sendo assim, o modo de pesquisar influencia o modo de ensinar, os princípios educativos da pesquisa contribuem para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, e, consequentemente, da formação do aluno (futuro professor) e do professor-pesquisador que atua no contexto da universidadepor
dc.description.abstractThe training in scientific thinking is founded on doubt on curiosity and research. Learning to research is a dialogical process that makes the space of the classroom a stage of discussions and arguments enabling role of the student. This research aimed to investigate how the research is present in the training and teaching practice teacher and researcher who works in the Accounting course offered by IES city of São Paulo. We sought to identify advances and limitations that may impact the effectiveness of pedagogical practice in the university context. Therefore, we carried out an exploratory qualitative approach. Data were collected through in-depth interviews and document analysis. It was found that the teachers surveyed had few experiences in research in their formative processes during undergraduate and graduate, which may have influenced the pedagogical performance and a better targeting of their methodological choices in the classroom. As to how teachers conduct their classes, it was found the commitment to create situations and learning environments capable of providing research experiences to students of accounting sciences in which they operate. However, not all teachers still use the research as an educational principle and attitude everyday. Pedagogical practice of some teachers studied classes were routed through the questioning of contents and active methodologies, these very characteristics of teaching with research. Already in the practice of other research presented as academic activity, linked to query and search for information. It was found that research is present in the training and teaching practice of teachers investigated, however, in some cases not yet constituted as an educational principle with the essential questions that lead to arguments and to construct new knowledge. We conclude that teaching with research requires learning situations that lead students to the systematic questioning, methodical, argued, where the research have a broader direction, which is not exhausted in methodological requirements, although they are necessary. In addition to the method, there must be a conceptual theoretical questioning, which argued, is also a form of research. Thus, the search mode influences the way they teach, the principles of educational research contribute to the improvement of teaching and learning, and hence the formation of the student (future teachers) and the teacher-researcher who works in the context Universityeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentControladoria e Contabilidadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAccounting - Study and teachingeng
dc.subjectEducation, Higher - Researcheng
dc.subjectEducation - Study and teachingeng
dc.subjectResearch teamseng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensinopor
dc.subjectEnsino superior - Pesquisapor
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopor
dc.subjectPesquisadorespor
dc.subjectProfessorespor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleA importância da pesquisa como princípio educativo na prática pedagógica do professor e pesquisador que atua em curso de ciências contábeispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.