FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Tipo: Dissertação
Título: Reformas curriculares e os desafios da coordenação de um curso de ciências contábeis diante da gestão do projeto político pedagógico
Autor(es): Scatola, Edméia Soares Pinto
Primeiro Orientador: Slomski, Vilma Geni
Primeiro membro da banca: Peleias, Ivam Ricardo
metadata.dc.contributor.referee2: Veiga, Ilma Passos Alencastro
Resumo: O Projeto Político Pedagógico apresenta-se como um instrumento de gestão acadêmica que aponta caminhos alternativos e estabelece compromissos para a busca da identidade da IES e do curso que oferece. Assim, o PPP se institui a partir de ações intencionais, com um sentido explícito e com um compromisso defendido coletivamente. Este estudo teve como objetivo conhecer e analisar o modo de atuação do coordenador de um curso de ciências contábeis diante do processo de construção do Projeto Político Pedagógico como resposta às mudanças curriculares instituídas, e, assim evidenciar desafios, dificuldades e avanços daí decorrentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista e de análise documental. Constatou-se um estilo de liderança participativa e de gestão democrática da coordenação do curso investigado, bem como, o esforço pela descentralização da gestão pedagógica com a utilização de estratégias e ações que buscam o envolvimento de todos nas tomadas de decisões curriculares. Foram detectadas ações como a criação de instâncias deliberativas, reuniões pedagógicas, encontros, e outras ações participativas. A delegação de funções e a implementação de mudanças no curso indicam que o exercício da autonomia e a participação são os pilares mais valorizados pela coordenação. Apesar das intenções e das ações participativas na construção do PPP, existem desafios a serem superados pela coordenação do curso tais como a implementação de um currículo por competências com uma visão focada no mundo do trabalho e não mercadológica, presente ainda nas DCNs. O perfil desejado para o contador na contemporaneidade exige a revisão da teoria dos currículos e das metodologias adotadas para fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento dos acadêmicos. Conclui-se que um estilo de liderança participativa permite a mobilização de saberes, de experiências profissionais e interpessoais que promovem o envolvimento de todos nas atividades acadêmicas e nos resultados motivando-os a aceitar os desafios da caminhada rumo à formação cientifica e tecnológica dos alunos. Entretanto, este perfil de gestor pedagógico deve relacionar-se com um paradigma científico complexo e sistêmico e com uma pedagogia da dúvida e da pergunta que permita a interação e o diálogo entre as disciplinas e os atores envolvidos, transformando espaços acadêmicos estáticos e conservadores em dinâmicos, democráticos e transformadores
Abstract: The Pedagogical Political Project is presented as an instrument of academic management, pointing alternative paths and establishing commitments in search of an IES identity and the course it offers. Therefore, the PPP is instituted from intentional actions with an explicit sense and a commitment defended collectively. This study was intended for knowing and analyzing the way of acting of a coordinator of an Accounting Sciences course facing the construction process of the Pedagogical Political project as a response to the curricular changes instituted, and therefore, to point out challenges, difficulties and progress originating from it. For this, a descriptive research was performed with a qualitative approach. The data were obtained from interviews and document analysis. A participative leadership style and democratic management of the coordination of the investigated course was observed, as well as the decentralization of the pedagogical management effort using strategies and actions looking for the involving everyone in the curricular decision making process. Actions such as the creation of deliberative instances, pedagogical meetings, meetings and other participative actions were detected. Delegating functions and implementing changes in the course indicate that the exercise of autonomy and participation are the most valued pillars by the coordination. Despite the intentions and the participative actions in the construction of the PPP, there are challenges to be overcome by the course coordination such as implementing a competence curriculum with a vision focused in the labour market not in the market, a vision still present in DCNs. The desired profile for the accountant currently demands reviewing the curricula theory and adopted methodologies for increasing the learning process and student development. It is concluded that a participative leadership style allows knowledge mobility, professional and interpersonal experiences that promote the engagement of everybody in the academic activities and results, motivating them to accept the challenges of the path towards the scientifical and technological formation of students. However, this pedagogical manager profile shall be related to a complex and systemic scientific paradigm and with a question and doubt pedagogy that allows the interaction and dialogue between disciplines and actors involved, transforming static and conservative academic spaces into dynamic, democratic and transforming spaces
Palavras-chave: School management and organization - Brazil
Educational planning
Educational change
Education - Brazil - Law and legislation
Accounting - Study and teaching
Planejamento educacional
Reforma do ensino
Educação Brasil - Legislação
Contabilidade estudo e ensino
Escolas - Organização e administração - Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Controladoria e Contabilidade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciências Contábeis
Citação: SCATOLA, Edméia Soares Pinto. Reformas curriculares e os desafios da coordenação de um curso de ciências contábeis diante da gestão do projeto político pedagógico. 2013. 158 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/520
Data do documento: 30-ago-2013
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