FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorScatola, Edméia Soares Pintopt_BR
dc.creator.IDCPF:4913455850por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2212972453314416por
dc.contributor.advisor1Slomski, Vilma Genipt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:55203418934por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4037547425398159por
dc.contributor.referee1Peleias, Ivam Ricardopt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:01402220812por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.contributor.referee2Veiga, Ilma Passos Alencastropt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:00278009115por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6327759575768070por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:35:26Z-
dc.date.available2014-01-23pt_BR
dc.date.issued2013-08-30pt_BR
dc.identifier.citationSCATOLA, Edméia Soares Pinto. Reformas curriculares e os desafios da coordenação de um curso de ciências contábeis diante da gestão do projeto político pedagógico. 2013. 158 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/520-
dc.description.resumoO Projeto Político Pedagógico apresenta-se como um instrumento de gestão acadêmica que aponta caminhos alternativos e estabelece compromissos para a busca da identidade da IES e do curso que oferece. Assim, o PPP se institui a partir de ações intencionais, com um sentido explícito e com um compromisso defendido coletivamente. Este estudo teve como objetivo conhecer e analisar o modo de atuação do coordenador de um curso de ciências contábeis diante do processo de construção do Projeto Político Pedagógico como resposta às mudanças curriculares instituídas, e, assim evidenciar desafios, dificuldades e avanços daí decorrentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista e de análise documental. Constatou-se um estilo de liderança participativa e de gestão democrática da coordenação do curso investigado, bem como, o esforço pela descentralização da gestão pedagógica com a utilização de estratégias e ações que buscam o envolvimento de todos nas tomadas de decisões curriculares. Foram detectadas ações como a criação de instâncias deliberativas, reuniões pedagógicas, encontros, e outras ações participativas. A delegação de funções e a implementação de mudanças no curso indicam que o exercício da autonomia e a participação são os pilares mais valorizados pela coordenação. Apesar das intenções e das ações participativas na construção do PPP, existem desafios a serem superados pela coordenação do curso tais como a implementação de um currículo por competências com uma visão focada no mundo do trabalho e não mercadológica, presente ainda nas DCNs. O perfil desejado para o contador na contemporaneidade exige a revisão da teoria dos currículos e das metodologias adotadas para fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento dos acadêmicos. Conclui-se que um estilo de liderança participativa permite a mobilização de saberes, de experiências profissionais e interpessoais que promovem o envolvimento de todos nas atividades acadêmicas e nos resultados motivando-os a aceitar os desafios da caminhada rumo à formação cientifica e tecnológica dos alunos. Entretanto, este perfil de gestor pedagógico deve relacionar-se com um paradigma científico complexo e sistêmico e com uma pedagogia da dúvida e da pergunta que permita a interação e o diálogo entre as disciplinas e os atores envolvidos, transformando espaços acadêmicos estáticos e conservadores em dinâmicos, democráticos e transformadorespor
dc.description.abstractThe Pedagogical Political Project is presented as an instrument of academic management, pointing alternative paths and establishing commitments in search of an IES identity and the course it offers. Therefore, the PPP is instituted from intentional actions with an explicit sense and a commitment defended collectively. This study was intended for knowing and analyzing the way of acting of a coordinator of an Accounting Sciences course facing the construction process of the Pedagogical Political project as a response to the curricular changes instituted, and therefore, to point out challenges, difficulties and progress originating from it. For this, a descriptive research was performed with a qualitative approach. The data were obtained from interviews and document analysis. A participative leadership style and democratic management of the coordination of the investigated course was observed, as well as the decentralization of the pedagogical management effort using strategies and actions looking for the involving everyone in the curricular decision making process. Actions such as the creation of deliberative instances, pedagogical meetings, meetings and other participative actions were detected. Delegating functions and implementing changes in the course indicate that the exercise of autonomy and participation are the most valued pillars by the coordination. Despite the intentions and the participative actions in the construction of the PPP, there are challenges to be overcome by the course coordination such as implementing a competence curriculum with a vision focused in the labour market not in the market, a vision still present in DCNs. The desired profile for the accountant currently demands reviewing the curricula theory and adopted methodologies for increasing the learning process and student development. It is concluded that a participative leadership style allows knowledge mobility, professional and interpersonal experiences that promote the engagement of everybody in the academic activities and results, motivating them to accept the challenges of the path towards the scientifical and technological formation of students. However, this pedagogical manager profile shall be related to a complex and systemic scientific paradigm and with a question and doubt pedagogy that allows the interaction and dialogue between disciplines and actors involved, transforming static and conservative academic spaces into dynamic, democratic and transforming spaceseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentControladoria e Contabilidadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSchool management and organization - Brazileng
dc.subjectEducational planningeng
dc.subjectEducational changeeng
dc.subjectEducation - Brazil - Law and legislationeng
dc.subjectAccounting - Study and teachingeng
dc.subjectPlanejamento educacionalpor
dc.subjectReforma do ensinopor
dc.subjectEducação Brasil - Legislaçãopor
dc.subjectContabilidade estudo e ensinopor
dc.subjectEscolas - Organização e administração - Brasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleReformas curriculares e os desafios da coordenação de um curso de ciências contábeis diante da gestão do projeto político pedagógicopor
dc.typeDissertaçãopor
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