FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Tipo: Dissertação
Título: A influência do título de mestre nos egressos em Ciências Contábeis da FECAP: uma análise sob a ótica da teoria do capital humano
Autor(es): Chirotto, Amanda Russo
Primeiro Orientador: Peleias, Ivam Ricardo
Primeiro membro da banca: Parisi, Claudio
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, Jacqueline Veneroso Alves da
Resumo: A base conceitual da Teoria do Capital Humano estabelece que um indíviduo ao adquirir mais conhecimentos e habilidades, aumentaria o valor do seu capital humano, e em consequência aumentaria sua empregabilidade, produtividade e rendimento potencial. Outro fator importante, é que o investimento em educação ocasiona um aumento de renda futura, e proporcionaria ao individuo destaque na sociedade na forma de bem-estar social e inovação tecnológica (CUNHA; CORNACCHIONE JUNIOR; MARTINS, 2010). Diante deste pressuposto, o objetivo geral deste trabalho foi analisar a influência do título de mestre nos egressos em Ciências Contábeis da FECAP sob a ótica da Teoria da Capital Humano. Para que este objetivo pudesse ser atendido, foi realizada uma pesquisa descritiva, que utilizou de abordagem quantitativa e qualitativa, composta por três etapas: a) pesquisa de campo com a aplicação de um questionário para todos os egressos formados até 30/08/2013; b) análise documental do currículo Lattes de todos os egressos que responderam ao questionário e c) entrevista com os egressos doutores, para analisar a trajetória profissional, acadêmica e social dos egressos após o mestrado. A amostra foi composta por 180 egressos mestres e 4 egressos doutores. Os dados foram analisados com base em estatística descritiva, análise fatorial e análise das transcrições das entrevistas. Os resultados da pesquisa permitiram identificaram que os mestres em Ciências Contábeis da FECAP são majoritariamente do gênero masculino, com idade média 47 anos, casados, com filhos, residentes da cidade de São Paulo e com formação em Ciências Contábeis, tem como principal atividade remunerada mercado e academia, a maioria está empregada no setor privado e tem remuneração acima dos R$ 9.000,00. A pesquisa apontou que há uma melhora na faixa salarial após a conclusão do curso, porém, os homens recebem as remunerações mais altas. Ao considerar a principal atividade remunerada os dados apontaram que o mercado remunera melhor que a academia. A maioria escolheu o mestrado visando ampliar as possibilidades de trabalho, para obter realização e satisfação pessoal e para ingressarem e/ou ascenderem na carreira docente. Os principais fatores percebidos pelos mestres da FECAP como mais influenciados pelo título de mestre (CUNHA, J. V. A., 2007), foram: espírito acadêmico, diferenciação profissional, competências analíticas, empregabilidade, oportunidades na carreira, respeitabilidade e reconhecimento acadêmico/profissional. Ao realizar a análise fatorial foram obtidos três fatores, considerando apenas dez variáveis: Fator 1 - nominado Satisfação pessoal, Fator 2 - nominado Empregabilidade e Remuneração e Fator 3 - nominado Destaque profissional. A contribuição acadêmica dos mestres da FECAP se concentra nas atividades de orientação e participações em bancas examinadoras. Ao analisar a trajetória profissional, acadêmica e social dos egressos doutores em Ciências Contábeis, contatou-se que os entrevistados reconhecem o seu papel como pesquisador e a importância da produção científica para a sociedade. É possível considerar que o título influenciou positivamente os egressos da FECAP considerando os fatores preconizados pela Teoria do Capital Humano, porém, ainda se faz necessário melhorar a participação dos egressos em instituições de ensino superior e o seu papel como pesquisador, para o aumento da produção científica.
Abstract: The conceptual basis of the Human Capital Theory determines that one individual, upon acquiring more knowledge and skills, would increase their human capital value, and consequently increase their employability, productivity and income potential. Another important factor is that investment in education leads to an increase in future income, and would have the individual stand out in the society in the form of welfare and technological innovation (CUNHA; CORNACCHIONE JUNIOR; MARTINS, 2010). Considering this assumption, this study aimed to analyze the influence of the master s degree in alumni of the Accounting Sciences course from FECAP from the perspective of the Human Capital Theory. Therefore, a descriptive research was conducted, which used a quantitative and qualitative approach, comprising three steps: a) field survey with a questionnaire applied to all the alumni who graduated until August 30, 2013; b) document analysis of curriculum Lattes of all alumni who responded to the questionnaire, and c) inquiries of alumni PhD to analyze their professional, academic and social trajectory after the Master s degree. The sample comprised 180 alumni with Master s degree and 4 PhD. Data was analyzed using descriptive statistics, factor analysis, and analysis of interview transcripts. The survey results allowed us to identify that Masters in Accounting Sciences from FECAP are mostly male, mean age of 47 years, married, with children, residents in the city of São Paulo and majored in Accounting Sciences, whose main paid activity are the market and academy, most are employed in the private sector and have compensation exceeding R$ 9,000.00. The survey showed that there is an improvement in the salary range upon completion of the course. However, men receive the highest remuneration. When considering the main paid activity, data showed that the market pays better than the academy. Most chose the master's degree aiming to expand the possibilities of work, for personal fulfillment and satisfaction and to join and/or ascend the teaching profession. The main factors perceived by FECAP masters as most influenced by the master title (CUNHA, J. V. A., 2007) were: academic spirit, professional differentiation, analytical skills, employability, career opportunities, respectability and academic/professional recognition. When performing the factor analysis, three factors were obtained, considering only ten variables: Factor 1 - nominated Personal Satisfaction, Factor 2 - nominated Employability and Compensation and Factor 3 - nominated Professional Highlight. The academic contribution of FECAP masters focuses on the guidance and participation in examination boards. By analyzing the professional, academic and social history of the PhD in Accounting Sciences, we detected that respondents recognize their role as researchers and the importance of scientific production to society. It is possible to consider that the title has positively influenced FECAP alumni considering the factors recommended by the Human Capital Theory. However, it is still necessary to improve their participation in higher education institutions and their role as researchers, to increase scientific production.
Palavras-chave: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Postgraduate - Accounting
Postgraduate - Accounting - Brazil - São Paulo
Accounting - Study and teaching (Graduate)
Human capital - Postgraduate - Accounting
Pós-graduação Contabilidade Brasil São Paulo
Contabilidade Estudo e ensino (Pós-graduação)
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) Pós-graduação Contabilidade
Capital humano Pós-graduação Contabilidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Controladoria e Contabilidade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciências Contábeis
Citação: CHIROTTO, Amanda Russo. A influência do título de mestre nos egressos em Ciências Contábeis da FECAP: uma análise sob a ótica da teoria do capital humano. 2014. 203 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/535
Data do documento: 4-set-2014
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