FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Erotides Rochapt_BR
dc.creator.IDCPF:5934127888por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3338470101813723por
dc.contributor.advisor1Peleias, Ivam Ricardopt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:01402220812por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.contributor.referee1Chan, Betty Lilianpt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:4618003por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1151636232893259por
dc.contributor.referee2Carlotto, Mary Sandrapt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:29759277034por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1719199468870466por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:35:32Z-
dc.date.available2015-02-27pt_BR
dc.date.issued2014-10-28pt_BR
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Erotides Rocha. A síndrome de Burnout em estudantes de ciências contábeis : pesquisa na cidade de São Paulo. 2014. 105 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/541-
dc.description.resumoMuitas vezes a entrada no ensino superior é o momento em que os estudantes iniciam o aprendizado profissional, para concluir o curso escolhido e tornarem-se profissionais atuantes na área escolhida. O futuro contador encontrará um mercado com exigências de toda ordem. O fim da graduação, não garante o sucesso profissional; o estudante deve ter uma oportunidade para a inserção na carreira, buscando se atualizar e se destacar. Esse estudante, cujas vidas acadêmica e profissional por vezes conflitam, poderá apresentar comportamentos que denunciam o adoecimento pela Síndrome de BURNOUT. Este estudo busca verificar a prevalência de fatores sócio-demográficos, laborais e acadêmicos em ultimoanistas do curso de Ciências Contábeis expostos à Síndrome de BURNOUT. A pesquisa é empírico analítica, com 419 estudantes de Ciências Contábeis de sete Instituições de ensino Superior privadas da cidade de São Paulo. Foi usado o questionário MBI-HSS (Maslach Burnout Inventory-Human Services Survey), adaptado por Carloto e Câmara (2006). Foram constatados fatores sócio-demográficos, laborais e acadêmicos e as diferenças significativas entre os grupos que trabalham em empresas de auditoria externa, de contabilidade, que atuam na área contábil das demais empresas, estagiários e os que não trabalhavam à época da pesquisa. A aferição das alterações três dimensões relativas às variáveis de pesquisa revelou os seguintes resultados: 194 estudantes (46,30%) demonstraram alteração na dimensão Exaustão Emocional (EE), 47 (11,22%) na Descrença (DE), e 131 (31,26%) na Eficácia Profissional (EP). Os sujeitos foram divididos em 3 grupos conforme o número de dimensões que apresentou alterações. O grupo 1 possui 276 sujeitos (67%) que mostraram alteração na EE. O grupo 2, com 67 sujeitos (16%) mostrou alterações na EE e em alguma outra das dimensões. O grupo 3, com 17 sujeitos (4,06%) mostrou um grau de exposição nas três dimensões de forma concomitante. É possível apresentar os seguintes resultados: Para os sujeitos do grupo 1, trabalhar em empresas de auditoria externa e estudar no Centro Universitário Assunção (UNIFAI), possibilita maior exposição. Os sujeitos da Universidade Mackenzie apresentaram em todos os grupos maiores chances de exposição à Síndrome. Isto também é real para os sujeitos do grupo 3 que estudam na Universidade São Judas Tadeu. Identificou-se que, para todos os sujeitos dos três grupos a sensação de não estarem capacitados aumenta as chances de exposição à Síndrome de BURNOUTpor
dc.description.abstractMany times, the entrance to higher education is the moment when students start to have contact with their future careers, aiming to graduate and become professionals in their chosen area. Nowadays, the future accountant professional will find a globalized and competitive job market, with many types of demands. Graduating is not a guarantee for professional success, because students will need opportunities for starting a career, aiming to update and stand out. Such students, whose academic and professional life usually conflict, may have certain behaviors that may lead to the Burnout Syndrome. In this context, the aim of this research was to verify the prevalence of social demographic, work and academic patterns in last year students of Accountancy undergraduate courses in São Paulo city, exposed to the Burnout Syndrome. This was an analytical empirical research, involving 419 Accountancy students from seven private universities from São Paulo city. It was used the MBI-HSS (Maslach Burnout Inventory-Human Services Survey) questionnaire, adapted by Carloto and Câmara (2006). It was possible to verify socio demographic, work and academic patters, and significant divergences among the groups who work in external auditing companies, in accountancy area in other companies, interns and the ones who were not working during the research. After changing three dimensions concerning the research variables, the following results were stated: 194 students (46,30%) showed changes in the dimension Emotional Exhaustion (EE), 47 (11,22%) in Disbelief (DE) and 131 (31,26%) in Professional Efficiency (PE). The subjects were divided in three groups, according to the number of dimensions that showed changes. In Group 1, 276 subjects (67%) showed changes in EE. In Group2, 67 subjects (16%) showed changes in EE and in one of the other dimensions. In Group 3, 17 subjects (4,05%) showed a degree of exposure in those three dimensions at the same time. Moreover, it was possible to verify the following results. For subjects in Group 1, working in auditing companies and studying at Centro Universitário Assunção (UNIFAI) permit more exposure. The subjects from Universidade Mackenzie showed, in all groups, bigger chances of exposure to the Burnout Syndrome. The same goes for subjects in Group 3, who study at Universidade São Judas Tadeu. To sum up, It was identified that, for all subjects from the three groups, the feeling of not being skilled can enhance the chances of exposure to the Burnout Syndromeeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentControladoria e Contabilidadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCollege students - Accountingeng
dc.subjectCollege students - Job stresseng
dc.subjectBurn out (Psychology) - College studentseng
dc.subjectEstudantes universitários - Ciências contábeispor
dc.subjectEstudantes universitários - Stress ocupacionalpor
dc.subjectBurnout (Psicologia) - Estudantes universitáriospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleA síndrome de Burnout em estudantes de ciências contábeis : pesquisa na cidade de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.