Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/544
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento moral e valores culturais dos estudantes de graduação em ciências contábeis no Brasil |
Autor(es): | Luczkiewicz, Dulciane Alves |
Primeiro Orientador: | Weffort, Elionor Farah Jreige |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Antonio Benedito Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Peters, Marcos Reinaldo Severino |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar, considerando-se as diversidades culturais do Brasil, se há diferença estatisticamente significativa em relação ao nível de desenvolvimento moral dos estudantes de graduação de Ciências Contábeis de diferentes Instituições de Ensino Superior. Para tanto, utilizou-se como base a Teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg, que postula em sua teoria três níveis de desenvolvimento moral: o pré-convencional (estágios 1 e 2), o convencional (estágios 3 e 4) e o pós-convencional (estágios 5 e 6), e a Teoria da Cultura de Hofstede, que está definida nas seguintes dimensões: distância do poder, coletivismo versus individualismo, feminilidade versus masculinidade, controle da incerteza e orientação de longo prazo versus curto prazo. Os resultados foram obtidos através de análise descritiva, teste ANOVA, teste de igualdade de proporções, correlação de Pearson, intervalo de confiança para média e p-valor. As variáveis relacionadas com o Desenvolvimento Moral, idade, gênero, religião e experiência profissional, não tiveram diferenças estatisticamente significativas nas regiões pesquisadas, diferentemente da variável educação, que comprovou ser uma variável forte e consistente quando comparada com o desenvolvimento moral. Buscou-se ainda verificar se as dimensões culturais de Hofstede tinham ou não significância entre as regiões pesquisadas. Constatou-se diferença nas dimensões distância do poder, individualismo e orientação a longo prazo. Nota-se ainda que o índice p do desenvolvimento moral possui relação estatisticamente significante entre as regiões. Outro achado importante nesta pesquisa foi que não há relação estatisticamente significativa entre o índice p do desenvolvimento moral com os valores culturais entre os estudantes das regiões pesquisadas. |
Abstract: | The objective of this study was to analyze, considering the brazilian cultural diversity, if there is a statistically meaningful difference in the level of moral development of Accounting students from different universities. The study was based on Kohlberg's moral development Theory, which presents three stages of moral development: pre-conventional (stages 1 and 2), conventional (stages 3 and 4) and post-conventional (stages 5 and 6), and on Hofstede's Culture Theory, which presents the following dimensions: power distance, collectivism versus individualism, femininity versus masculinity, uncertainty avoidance and long-term orientation versus short term orientation. The results were obtained through a descriptive analysis, ANOVA test, equality of proportion test, Pearson's correlation, confidence interval for average and p-value. The variables related to moral development, age, gender, religion and professional experience did not present statistically meaningful difference in the regions surveyed, what did not occur with the variable education, which proved to be a strong and consistent variable when compared to moral development. This study also aimed to verify if Hofstede's cultural dimensions presented significance between the studied regions. Difference was found in the following dimensions: power distance, individualism and long-term orientation. It is also possible to observe that the p index of moral development presents a statistically meaningful relation with the regions. Another important find in this study is that there is no statistically meaningful relation between the p index of moral development and the cultural values among the students that participated in this research in the regions surveyed. |
Palavras-chave: | Kohlberg, Lawrence - Moral development Hofstede, Geert H - Cultural pluralismo College students - Accounting - Brazil Analysis of variance College students - Moral development Brazil - Cultural pluralismo - College students Estudantes universitários Contabilidade Brasil Kohlberg, Lawrence Desenvolvimento moral Brasil Pluralismo cultural Estudantes universitários Hofstede, Geert H. Pluralismo cultural Análise de variância Estudantes universitários Desenvolvimento moral |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado |
Sigla da Instituição: | FECAP |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Controladoria e Contabilidade |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado em Ciências Contábeis |
Citação: | LUCZKIEWICZ, Dulciane Alves. Desenvolvimento moral e valores culturais dos estudantes de graduação em ciências contábeis no Brasil. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/544 |
Data do documento: | 18-mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato |
---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.